Equipas de Nossa Senhora: “Leiria 17” celebra 25 anos

Equipas de Nossa Senhora: “Leiria 17” celebra 25 anos

No passado domingo17 de setembro a equipa Leiria 17, do setor B das Equipa de Nossa Senhora (ENS), celebrou 25 anos de caminhada em conjunto.

Foi em mil novecentos e noventa e dois, que se formou a equipa Leiria 17, composta por cinco casais: Amélia e Manuel Filipe, Celeste e José Oliveira, Isilda e José Ribeiro, Isilda e Paulo Vieira e Luísa e José Almeida e o respetivo Conselheiro Espiritual,  Padre Ramos, que sempre os acompanhou e os ajudou  a crescer espiritualmente. Ao deixar a paróquia de S. Mamede, foi substituído, como Conselheiro Espiritual  pelo Padre João Carlos.

Na Eucaristia Dominical da sua comunidade paroquial, São Mamede, celebrada pelo Pároco João Carlos, e concelebrada pelo Pe. Ramos  , Pe. Bertolino (filho de um dos casais desta equipa) e Pe. Armindo, na presença dos seus familiares e amigos,  esta equipa deu graças a Deus pela caminhada conseguida e pediram ajuda e proteção para continuarem a fazer caminho.  Agradeceram também a Maria, o facto da equipa permanecer com todos os casais que a iniciaram, e de terem sempre podido contar com o apoio amigo uns dos outros e dos seus Conselheiros Espirituais em  todos os momentos.

Congratulam-se ainda , com o facto da celebração dos seus  vinte e cinco anos em equipa, coincidirem com o Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tão perto da sua terra, a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto e os sessenta anos das Equipas de Nossa Senhora em Portugal.

Aqui fica um pouco do testemunho de um dos casais desta equipa, o casal Celeste e Manuel Filipe.

“Não é por acaso que estamos aqui, a confraternizar as Bodas de Prata da nossa Equipa Leiria 17.

É preciso ter fé, possuir o olhar de Deus no nosso coração e acreditar nos nossos dons, pondo à prova também os nossos talentos. Com a ajuda de Deus tudo é possível. 25 anos nas Equipas de Nossa Senhora, é uma grande graça que Deus nos dá e força de vontade de nos querermos tornar cada vez mais felizes, além das nossas limitações e fragilidades.

Só sendo o que somos com criatividade e fidelidade, poderemos ser fecundos em família, na igreja, no mundo e contribuir com a nossa parte para a construção do Reino. Não basta querer que o amor dure, é preciso trabalhá-lo com a ajuda de Cristo presente no casal, comunidade de amor.

É sem dúvida uma grande riqueza e um Dom de Deus, pertencer às Equipas de Nossa Senhora. Agradecemos constantemente o dia em que fomos interpelados a fazer parte deste movimento que nos envolve, acolhe, renova e ensina o sentido profundo do sacramento do Matrimónio: que nos une em nome de Cristo, nos alimenta e nos faz crescer na fé. Todos estes acontecimentos são dádiva de Deus e há que os saber viver. Aderir a este movimento, não será talvez para reunir pessoas perfeitas mas sim para aqueles que têm a coragem de procurar a perfeição.

Comporta algumas renúncias mas é isso que nos purifica e leva-nos a ver a vida de forma mais ciente.

É bom estarmos aqui com eventos desta natureza. Poderíamos até passar despercebidos mas também é bom darmos um pouco nas vistas. Como todos sabemos, o objetivo essencial das Equipas de Nossa Senhora, é ajudar os casais a percorrer o caminho da santidade: “nem mais nem menos”.

Também é necessário demonstrar a importância de um amor vivido em família, como sinal eficaz da presença do Amor de Deus no casal cristão, independentemente dos nossos limites e dos pecados que possamos ter cometido, comportamentos não Cristãos pelo orgulho do nosso coração, vivendo distraídos atrás das nossas ambições e interesses. Contudo, somos felizes porque sabemos que Deus é Pai e a Sua Misericórdia é maior do que todas as nossas misérias. Mesmo assim, trazemos dentro de nós um tesouro em vasos de barro: – Cristo escondido na nossa vida. Que O saibamos estimar e por Ele a tudo renunciar áquilo que nos faz perder.

Fazer festa em Família, como são as Equipas de Nossa Senhora, é sempre uma graça que Deus nos concede.

Bendito sejais Senhor, nosso Deus pela alegria de hoje e pelo desejo de nos amarmos sempre.”

A esta equipa o Setor B das ENS deseja as maiores felicidades e que Maria os continua a proteger com seu manto de Mãe.

Nota final: As Equipas de Nossa Senhora, (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal em que o seu carisma consiste em ajudar os casais, a viver plenamente o seu sacramento do matrimónio, testemunhar ao mundo os valores do casamento cristão, pela palavra e pelo testemunho de vida. As ENS, oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a caminhar para a conversão, o grupo dos casais reconhecendo as suas próprias fraquezas e dificuldades que encontra, reúne-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudar numa caminhada com Cristo, acompanhado do Conselheiro Espiritual, assim como participa em atividades do movimento, da paróquia e do mundo.

Minda e Paulo (C.)

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...