Equipa Vicarial da Juventude de Ourém promove formação

Equipa Vicarial da Juventude de Ourém promove formação

 

A Equipa Vicarial da Juventude de Ourém desafiou os jovens a refletirem sobre as temáticas “conhecer-se e conhecer o outro, o que é namorar, a sexualidade e o matrimónio”. A ação de formação decorreu no passado dia 8 de fevereiro, no Centro Pastoral do Olival e reuniu mais de 60 jovens.

 

 

Jovens discutiram namoro, matrimónio e sexualidade

“Curtir?! 2+1=1 é melhor!” foi o mote da iniciativa promovida pela Equipa Vicarial da Juventude de Ourém, com a coordenação do padre Bertolino Vieira, que reuniu mais de 60 jovens, na sua maioria da vigararia de Ourém. A ação de caráter formativo decorreu no Centro Pastoral do Olival e foi dedicada às temáticas do namoro e do matrimónio.

A ação pretendeu ser “um tempo de reflexão e partilha”, explicou o padre Bertolino Vieira, ao defender que poderá ser um importante contributo “na construção da personalidade” dos jovens, com o 10.º ano de catequese.

Célia Silva, catequista e animadora do evento, explica que a atividade tem caráter anual. “A primeira edição aconteceu no ano passado, na Gondemaria, e foi dedicada à Fé”. Este ano, seguindo a proposta pastoral diocesana, o evento foi dedicado à família. “Esperamos que as sementes que aqui lançamos ajude estes jovens a tomar decisões conscientes e a promoverem famílias unidas”, diz.

Em grupos, sem preconceitos e com o auxílio de casais do Centro de Preparação para o Matrimónio, os jovens dinamizaram oficinas dedicadas ao autoconhecimento, ao namoro, ao matrimónio e à sexualidade. As conclusões foram apresentadas e debatidas em conjunto no final da tarde. O encontro terminou com a Missa, às 19h00.

A coincidência de calendário do evento com a celebração do Crisma em Ourém justificou a ausência de vários grupos, permitindo a inscrição de vários jovens da paróquia da Vieira de Leiria.

A iniciativa inseriu-se num programa anual mais vasto dedicado à descoberta da família. A próxima atividade será um encontro de oração Shemá, agendada para dia 8 de março, na Urqueira. Estes encontros são mensais e procuram percorrer as diversas paróquias representadas na Equipa Vicarial da Juventude de Ourém. Os interessados poderão encontrar mais informações sobre as atividades desta equipa na sua página www.facebook.com/EvjOurem.

 

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Catequistas e famílias reunem-se em convívio em Caxarias

Este encontro acontece há vários anos e é um momento onde os catequistas, que colaboram neste serviço pastoral em ambas as paróquias juntamente com as suas famílias, partilham momentos de convívio, quer à mesa durante o jantar, quer depois num pequeno momento de diversão preparado para todos.

Missa do Galo em Caxarias

No dia 24 de dezembro, a paróquia de Caxarias celebrou o nascimento do menino Jesus na já habitual “Missa do Galo”, numa celebração conjunta para as paróquias de Caxarias e Olival.