Enterro do Senhor e Via-Sacra ao vivo

Enterro do Senhor e Via-Sacra ao vivo

Recentemente, destacámos a tradição multissecular da Procissão do Senhor dos Passos, que se realiza em várias paróquias da Diocese. Outra tradição quaresmal é a procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-Feira Santa.

Acontece, por exemplo, na paróquia dos Pousos, a partir das 20h30, começando com a celebração litúrgica da Adoração da Cruz. A procissão noturna acompanha a imagem de Cristo Morto, coberta com um lençol e acompanhada pela filarmónica e os fiéis com as suas velas. “O silêncio é uma das características marcantes”, refere o pároco, Davide Gonçalves, “embora no final haja uma pequena reflexão”.

Na paróquia da Batalha (nas fotos), a celebração decorre durante a tarde, a partir das 15h00. Após a liturgia da Adoração da Cruz, no Mosteiro, os fiéis saem em procissão solene, acompanhando a imagem do Senhor Morto no seu esquife. Um dos momentos marcantes é o sermão feito a meio do percurso, onde o tema do sofrimento e da morte convida à emoção da assistência e à atualização da mensagem cristã. A encenação marca também presença, com a imagem de Nossa Senhora a levar o Santo Sudário até ao pregador, que o vai desenrolando no momento final e mais emotivo do sermão.

Destacam-se, ainda, durante a procissão, as personagens humanas de S. João Evangelista, Maria Madalena e Verónica. Em vários momentos da procissão, esta canta uma melodia em latim, que clama: “Ó vós todos os que passais pelo caminho: prestai atenção e vede se há dor como a minha”.2016-03-22 enterro2

 

Via-Sacra ao vivo em Ourém

São também várias as paróquias onde se realiza a Via-Sacra encenada pelas ruas. Uma das mais famosas e que atrai milhares de fiéis e turistas é a realizada, na Sexta-Feira Santa, na paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias – Ourém, promovida pelo Município com apoio da paróquia e diversas entidades locais. Cerca de 100 figurantes dão corpo à recriação do último dia da vida terrena de Jesus Cristo, nesta vila medieval, com orações, cânticos e o teatro que procura grande fidelidade aos relatos bíblicos.2016-03-22 enterro3

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Semana Santa na Batalha e Reguengo do Fetal

O pároco informa que irá fazer a transmissão das celebrações através da página do Facebook da paróquia da Batalha, pelo que todos os paroquianos podem acompanhar naquela rede social.