Encontro vicarial dos coros litúrgicos apresentou Cantoral Nacional para a Liturgia

Encontro vicarial dos coros litúrgicos apresentou Cantoral Nacional para a Liturgia

No dia 17 de janeiro, cerca de 150 elementos dos grupos corais das paróquias da vigararia de Ourém estiveram reunidos, na paróquia do Casal dos Bernardos, durante o serão, num encontro que serviu essencialmente para apresentar o Cantoral Nacional para a Liturgia, uma edição recente da responsabilidade do Secretariado Nacional, que mereceu a aprovação da Conferência Episcopal e a confirmação da Santa Sé.

Orientaram os trabalhos o padre Pedro Ferreira, diretor do Secretariado Nacional da Liturgia, e o padre Artur Oliveira, que foi diretor do coro litúrgico do santuário de Fátima durante décadas e que também colaborou na edição do presente cantoral.

Na primeira parte do encontro, o padre Pedro Ferreira fez a apresentação geral do cantoral, as intenções e motivos que estiveram na origem da sua publicação, o critério usado na escolha e seleção dos cânticos, as caraterísticas de cada cântico e a sua adequação a cada momento da celebração litúrgica. Salientou também a missão primordial dos coros litúrgicos na celebração da liturgia.

Na segunda parte do encontro, o padre Artur Oliveira, com a preciosa colaboração do grupo coral Cantabo CS, de que é diretor, explicou na prática como manusear e tirar todo o partido das inúmeras possibilidades que o novo cantoral oferece. Foi assim que se passou à execução de alguns cânticos pelo grupo coral Cantabo CS em diálogo com os outros grupos corais presentes.

O encontro, que todos reconheceram como muito positivo, terminou com um convívio entre todos, na partilha do chá, bolos e outros acepipes, preparados pela paróquia anfitriã.

Joaquim Baptista, P.
Joaquim Baptista, P.
Pároco da Freixianda.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Jovens da vigararia de Ourém rumo à JMJ 2022

Treze jovens da vigararia de Ourém, aceitaram o desafio da Equipa Vicarial de Jovens para começarem a preparar a participação da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa em 2022.