Encontro vicarial de Porto de Mós: “Nossa Senhora é de casa para todos nós”

http://lefa.pt/?p=766

A igreja paroquial do Arrimal acolheu o encontro vicarial de Porto de Mós, no dia 8 de janeiro, sob o tema “Nos caminhos de Maria”, em que participaram duas centenas de pessoas das várias paróquias. O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, desenvolveu o tema “Viver e educar a devoção mariana”.

Evocando a experiência comum dos católicos marcados pelas várias expressões de devoção afetiva e confiante  para com a Virgem Maria, o Pastor afirmou que “Ela é de casa para todos nós”, desde o berço. Apontou Nossa Senhora como um dom de Deus que nos permite comtemplar como num espelho a beleza do amor de Deus pela humanidade. Maria foi-nos oferecida especialmente como um dom de Jesus na cruz, quando disse a Maria “Eis o teu filho”, referindo-se ao apóstolo João e a este disse-lhe “Eis a tua mãe”.  É como se lhe confiasse Maria em testamento, dizendo-lhe: “Deixo-te a minha mãe como tua mãe”.

Referiu as várias expressões da piedade mariana,  da celebração na liturgia às múltiplas invocações, as imagens, peregrinações, medalhas, consagração, etc., salientando o seu valor, mas também indicando os riscos de uma devoção mal compreendida. Exortou a purificar a devoção mariana dos riscos do sentimentalismo, do medo, do fanatismo, do reducionismo, indicando a necessidade de formação espiritual e doutrinal para uma devoção iluminada pelo Evangelho que leve à verdadeira adoração a Deus. Referindo-se às imagens, medalhas, escapulários e outros objetos de devoção, falou da sua utilidade, mas que não podem ser usados como talismãs, sem uma verdadeira e esclarecida fé.

Confidenciou também o seu amor e devoção a  Nossa Senhora, testemunhando que reza todos os dias o terço: “Sou devoto de Nossa Senhora. Foi por ela que aceitei vir para esta diocese. Faço orações a Maria e rezo o terço todos os dias”.

No encontro, a assembleia escutou também com interesse o testemunho de um casal, Maria do Rosário e Abel Correia, do Alqueidão da Serra, que falaram das suas experiências de relação com a Virgem Maria, testemunhando como a devoção para com ela os tem ajudado em múltiplas circunstâncias da vida pessoal e familiar. Salientaram especialmente a sua consagração especial a Maria há um mês, segundo a proposta de S. Luís Maria Grignon de Monfort no seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria”.

Nas paróquias da Vigararia, que vai de Minde ao Arrimal, tendo a sua sede em Porto de Mós, a Virgem Maria é invocada sob diferentes títulos, cujas imagens foram mostradas durante o encontro, nomeadamente: Imaculada Conceição, Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição, da Assunção, da Piedade, dos Prazeres, da Consolação, do Amparo, do Carmo e da Tojeirinha.

Depois da oração, do canto, da reflexão e da contemplação em honra da Virgem Maria, a terminar, houve ainda lugar para o encontro e a confraternização à volta mesa.

 

Veja os próximos encontros vicariais

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress