Encontro da Família Cáritas junta rede de colaboradores

Encontro da Família Cáritas junta rede de colaboradores

Cerca de 60 colaboradores participaram no Encontro da Família Cáritas, no passado domingo 12 de março, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria.

Filipa Abecasis, da Cáritas Portuguesa, deu informações sobre o acolhimento e apoio aos refugiados. Revelou que Portugal já recebeu cerca de mil pessoas e que a Cáritas Portuguesa tem prestado auxílio direto a muitas famílias mediante projetos específicos na Síria, na Turquia, na Sérvia e na Grécia, envolvendo sempre a colaboração com as organizações locais da Cáritas. Explicou que os refugiados que vêm para Portugal, com frequência, desejam juntar-se a familiares que têm noutros países e sempre procuram alcançar melhores condições de vida, o que os leva a saírem do nosso país logo que têm oportunidade para tal. Disse ainda que, na União Europeia, é necessário reformular a Agência de Asilo e dotá-la de meios adequados e melhorar a coordenação e a solidariedade.

A técnica de serviço social da Cáritas Diocesana, Mariana Luís, deu a conhecer o novo rebento da instituição, o Serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade, que será apresentado pelo Bispo diocesano, no próximo dia 24, às 11h00, numa sessão pública a decorrer no Seminário de Leiria.

Nelson Costa e Elda Santos apresentaram, então, resumidamente, o relatório de atividades da Cáritas Diocesana durante o ano de 2016, salientando a ajuda às famílias, o apoio na aprendizagem a adolescentes com dificuldades, o acolhimento a pessoas de várias idades na casa da colónia balnear do Pedrógão, as iniciativas para envolver a população e suscitar contributos, o número de colaboradores e o apoio de empresas e instituições.

Presente no encontro, em nome do Bispo, o vigário geral da Diocese, felicitou todos os colaboradores da Cáritas e encorajou-os na sua generosidade e serviço, pedindo-lhes que tenham confiança nos responsáveis da instituição.

Um momento de oração e outro de confraternização à volta da mesa encerraram este encontro da “Família Cáritas” de Leiria-Fátima.

 

Números da Cáritas

• Atendimento social – 389 famílias apoiadas; 978 pessoas beneficiadas; 872 atendimentos realizados; 22.053,30 euros concedidos.

• Loja solidária – 185 famílias apoiadas; 481 pessoas beneficiadas; 356 atendimentos realizados; 17 voluntárias envolvidas.

• Feira solidária – 2 edições; 250 visitantes; 12 voluntárias; angariados 1 344,81 euros.

• Apoios indiretos – Centro de Acolhimento de Leiria (6.420,00 euros); apoio aos grupos sócio-caritativos paroquiais (5.977,66 euros).

• Casa do Pedrógão – Atividades envolveram 25 crianças, 381 jovens, 129 adultos, 269 idosos, 37 pessoas portadoras de deficiências.

• Colónias balneares – Crianças e adolescentes participantes: 151 dos 6 aos 9 anos, 81 dos 10 aos 12 anos e 47 com mais de 13; 49 monitores voluntários (dos 18 aos 30 anos).

• Campanha “Apadrinhe umas férias felizes” – 115 crianças e adolescentes apadrinhados; 27 padrinhos; 3.450 euros doados.

• Formação “+ próximo” – Duas sessões do módulo de ação social na paróquia e duas sessões do módulo de atendimento de proximidade, em Carvide e Monte Redondo.

• Programa de reaproveitamento alimentar – envolvidos 5 Conferências de S. Vicente de Paulo, o Centro de Acolhimento de Leiria e 6 lojas Pingo Doce.

• Festa “A solidariedade brilha no Mercado de Sant’Ana” – 800 visitantes; 60 voluntários; 28 empresas envolvidas; 3.378,15 euros angariados.

• Campanha “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz” – envolvidas 55 paróquias, 13 escolas e 9 empresas/instituições; 21.600 angariados com a venda de velas; 35% dp saldo oferecido à Cáritas do Líbano.

• Peditório da Semana Cáritas – Angariados 19.118,31 euros; 278 voluntários envolvidos.

• Cáritas Jovem – Projeto “Explica-me”, com 15 explicadores voluntários, beneficiou 19 adolescentes de famílias carenciadas, dos quais só um não transitou de ano letivo; Projeto “Escuta-me” realizou 7 conferências, com um total aproximado de 600 participantes; Projeto “Equipa-te” organizou 2 fins de semana de atividades, com a participação de 55 adolescentes e colaboração de 17 jovens voluntários.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...