Em Dia Aberto, jovens enchem o Seminário de cor e vida

Em Dia Aberto, jovens enchem o Seminário de cor e vida

Foi muito participado o “Seminário em dia aberto”, neste fim-de-semana, por jovens, catequistas e pais. Alguns puderam dormir uma noite na casa. O evento, que teve várias atividades no fim de semana de 16 e 17 de novembro à volta da vocação sacerdotal, incluiu uma vigília de oração ao estilo de Taizé, com cerca de 170 pessoas no primeiro dia, e várias experiências no segundo dia, com a participação de 130 pessoas.

A coroar tudo, a celebração da Missa na igreja do Seminário e o almoço partilhado.

Na homilia, o reitor, padre José Augusto, afirmou a sua convicção de que Deus continua hoje a chamar jovens para a vocação sacerdotal. O tema que deu unidade a tudo, “O Senhor pensa no que podes vir a ser”, foi adaptado do indicado para a Semana de oração pelos Seminários, que decorreu a nível nacional.

Presentemente, o Seminário de Leiria tem três candidatos ao sacerdócio, o Jorge Fernandes, o Micael Ferreira e o Miguel Francisco, que se formam nos seminários de Lisboa e na Universidade Católica.

O despertar e amadurecer de vocações sacerdotais depende de toda a comunidade cristã: da sua vivência da fé, do reto apreço pelos sacerdotes e das iniciativas de mediação. “Todos na Igreja têm o dom e a responsabilidade de cuidar das vocações”. Depende obviamente também do testemunho, do ardor e do zelo pastoral do próprios padres.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.