Elo* 207

*O Elo é o boletim mensal da paróquia da Bajouca.

Celebramos no domingo dia 17 de novembro, o “Dia Mundial dos pobres”, instituído à três anos pelo Papa Francisco, no encerramento do “ano da misericórdia”. Para este dia, o Papa Francisco, publicou uma magnifica mensagem da qual publicamos um pequeno excerto, expressivo de toda a mensagem que vale a pena ser lida e meditada está disponível nas redes sociais.

«Era o tempo em que pessoas arrogantes e sem qualquer sentido de Deus espiavam os pobres para se apoderar até do pouco que tinham, reduzindo-os à escravidão. A realidade, hoje, não é muito diferente! A numerosos grupos de pessoas, a crise económica não lhes impediu um enriquecimento tanto mais anómalo quando confrontado com o número imenso de pobres que vemos pelas nossas estradas e a quem falta o não ensinasse nada. Assim, as palavras do salmo não dizem respeito ao passado, mas ao nosso presente submetido ao juízo de Deus.

Também hoje devemos elencar muitas formas de novas escravidões a que estão submetidos milhões de homens, mulheres, jovens e crianças.
Todos os dias encontramos famílias obrigadas a deixar a sua terra à procura de formas de subsistência noutro lugar; órfãos que perderam os pais ou foram violentamente separados deles para uma exploração brutal; jovens em busca duma realização profissional cujo acesso lhes é impedido por míopes políticas económicas; vítimas de tantas formas de violência, desde a prostituição à droga, e humilhadas no seu íntimo. Além disso, como esquecer os milhões de migrantes vítimas de tantos interesses ocultos, muitas vezes instrumentalizados para uso político, a quem se nega a solidariedade e a igualdade? E tantas pessoas sem abrigo e marginalizadas que vagueiam pelas estradas das nossas cidades?

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Encerramento do mês de Maria na Bajouca

A festa do “encerramento do mês de Maria”, foi sempre uma das festas mais queridas na paróquia da Bajouca, com a oração do terço à tarde, as ofertas a Nossa Senhora e o convívio espontâneo criado à volta desta” festinha”.

Páscoa na Bajouca em tempo de pandemia

Na paróquia da Bajouca, durante o tríduo pascal, as celebrações foram à porta fechada. O pároco, padre João Feliciano, gravou para cada dia uma mensagem em vídeo, publicada na página do Facebook, da paróquia e visualizadas por centenas de pessoas.