Editorial Rede 16

O destaque da REDE de hoje vai para a homilia proferida pelo Bispo D. António Marto na Missa Crismal celebrada esta manhã na Sé. Em boa verdade, a peça não faz jus às próprias palavras do nosso Bispo, pelo que, aconselha-se a leitura do texto integral.

É certo que ela, a homilia, foi especificamente dirigida ao presbitério da Diocese, mas não deixam de ser palavras que se aplicam a todos os cristãos, independentemente da sua atividade ou, se quisermos, do seu ativismo. O D. António Marto fala dos jovens e, de coração aberto, admite que a Igreja nem sempre tem a postura correta na forma como os trata. E, para isso, propõe a única saída possível que é ser jovem com tudo o que a juventude acarreta. A aqui, junto alguns dos termos usados pelo Cardeal: esperança, abertura, generosidade, benevolência, ousadia…

A propósito desta mesma homilia, alguém escrevia que o Bispo criticava “os magros resultados” na pastoral juvenil. Esta interpretação não corresponderá à verdade, porque o D. António fez apenas uma constatação da realidade da pastoral deste setor e uma radiografia da situação atual para chegar ao mais importante, dirigido aos sacerdotes: 

Hoje, o Espírito renova o perfume da nossa unção sacerdotal, torna-nos novos, dá-nos um coração jovem, quer dizer, à escuta do Senhor, numa abertura orante e generosa à novidade da sua ação no mundo; um coração capaz de olhar os jovens com o olhar benevolente de Deus e de ousar sair ao seu encontro para levar a boa nova às suas ânsias, inquietações e dificuldades.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...

Editorial Rede 25

Quando os 72 discípulos foram enviados por Jesus, aos pares, sem mais nada senão a roupa que traziam vestida, as sandálias e,

Editorial Rede 24

Já é um lugar comum dizer que temos Fátima aqui tão perto e não lhe damos o valor devido. É daqueles casos

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria