Editorial Rede 13

Encontro vicarial de jovens. O último encontro aconteceu na Batalha no passado sábado. Agora é tempo de fazer uma avaliação de conjunto para perceber melhor as linhas com que se cosem as relações entre a Igreja e os Jovens. Para já, pelas auscultações que foram feitas a alguns dos participantes, podemos afirmar que o Bispo da nossa Diocese caíu nas graças dos “amiguitos e amiguitas” que começam a ser os homens e as mulheres de amanhã. O Cardeal conseguiu cativar as assembleias por onde passou e, mais do que isso, deu a conhecer uma Igreja que os jovens (e não só) pensam fechada sobre si e ultrapassada. Afinal, dizem eles, essa Igreja não corresponde às ideias pré-concebidas promovidas por ideologias de agenda duvidosa. Pelo contrário, a Igreja responde ao que lhe perguntam, fala abertamente e sem medos, assume os seus erros e fraquezas e, sobretudo, quer ser sempre mais a mensagem do Deus em que acredita e que se revela no acolhimento aos mais frágeis.

Peregrinação diocesana a Fátima. No convite que faz a todos os diocesanos, estas são as palavras do D. António Marto:

Não há Quaresma sem a luz da Páscoa, isto é, sem o encontro com Cristo Ressuscitado. Nesta perspetiva se insere a peregrinação diocesana a Fátima no quinto domingo da quaresma, dia 7 de abril. Convido todos a participarem e, de modo particular, os jovens. Em consonância com o programa pastoral, peregrinaremos sob o lema “Ao encontro de Cristo com Maria e Francisco Marto”. Este ano incluímos a memória deste pastorinho de Fátima, porque comemoramos o centenário da sua morte. Será um momento particular de graça para contemplar Cristo com Maria e com o exemplo do pequeno Francisco, que Nossa Senhora conduziu à adoração e à intimidade com Jesus ressuscitado presente na Eucaristia, no sacrário das nossas igrejas e capelas. Ela também nos ajuda hoje no caminho da conversão para que as nossas comunidades cresçam numa fé mais viva e num espírito mais missionário, recebendo e irradiando a alegria e o calor do encontro com Cristo na Páscoa da ressurreição! Então, poderão contagiar e ajudar os jovens a terem o seu encontro pessoal com Cristo vivo e a serem revitalizadas com as suas experiências e o entusiasmo da sua vivência da fé cristã.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...

Nada!

Algures na web li uma expressão interessante que, embora o contexto fosse bastante diferente daquele que nos traz aqui, me levou a

A Lei de Talião

Olho por olho, dente por dente. Foi assim que conheci a Lei de Talião. Esta lei diz-nos que o mal feito paga-se

Cada um por todos

Setembro é mês do recomeço. Vividas, ou não, as férias, é tempo de voltar a ritmos que preenchem a grande parte do

5 de Outubro — 9h30 > 18h30
Seminário Diocesano de Leiria

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.