Editorial Rede 13

Encontro vicarial de jovens. O último encontro aconteceu na Batalha no passado sábado. Agora é tempo de fazer uma avaliação de conjunto para perceber melhor as linhas com que se cosem as relações entre a Igreja e os Jovens. Para já, pelas auscultações que foram feitas a alguns dos participantes, podemos afirmar que o Bispo da nossa Diocese caíu nas graças dos “amiguitos e amiguitas” que começam a ser os homens e as mulheres de amanhã. O Cardeal conseguiu cativar as assembleias por onde passou e, mais do que isso, deu a conhecer uma Igreja que os jovens (e não só) pensam fechada sobre si e ultrapassada. Afinal, dizem eles, essa Igreja não corresponde às ideias pré-concebidas promovidas por ideologias de agenda duvidosa. Pelo contrário, a Igreja responde ao que lhe perguntam, fala abertamente e sem medos, assume os seus erros e fraquezas e, sobretudo, quer ser sempre mais a mensagem do Deus em que acredita e que se revela no acolhimento aos mais frágeis.

Peregrinação diocesana a Fátima. No convite que faz a todos os diocesanos, estas são as palavras do D. António Marto:

Não há Quaresma sem a luz da Páscoa, isto é, sem o encontro com Cristo Ressuscitado. Nesta perspetiva se insere a peregrinação diocesana a Fátima no quinto domingo da quaresma, dia 7 de abril. Convido todos a participarem e, de modo particular, os jovens. Em consonância com o programa pastoral, peregrinaremos sob o lema “Ao encontro de Cristo com Maria e Francisco Marto”. Este ano incluímos a memória deste pastorinho de Fátima, porque comemoramos o centenário da sua morte. Será um momento particular de graça para contemplar Cristo com Maria e com o exemplo do pequeno Francisco, que Nossa Senhora conduziu à adoração e à intimidade com Jesus ressuscitado presente na Eucaristia, no sacrário das nossas igrejas e capelas. Ela também nos ajuda hoje no caminho da conversão para que as nossas comunidades cresçam numa fé mais viva e num espírito mais missionário, recebendo e irradiando a alegria e o calor do encontro com Cristo na Páscoa da ressurreição! Então, poderão contagiar e ajudar os jovens a terem o seu encontro pessoal com Cristo vivo e a serem revitalizadas com as suas experiências e o entusiasmo da sua vivência da fé cristã.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...

Editorial Rede 25

Quando os 72 discípulos foram enviados por Jesus, aos pares, sem mais nada senão a roupa que traziam vestida, as sandálias e,

Editorial Rede 24

Já é um lugar comum dizer que temos Fátima aqui tão perto e não lhe damos o valor devido. É daqueles casos

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria