Dom da fé move jovens para mais uma iniciativa na vigararia de Ourém

Dom da fé move jovens para mais uma iniciativa na vigararia de Ourém

No serão do dia 28 de fevereiro, dezenas de jovens da vigararia de Ourém reuniram-se, desta vez na igreja do Olival, para um Encontro de oração, a que presidiu o nosso bispo, D. António Marto. Esta foi mais uma iniciativa da equipa vicarial que coordena os diferentes grupos de jovens, iniciativa à qual os mesmos responderam de forma ativa com a sua participação. Presentes também os padres das diversas paróquias e mais algumas pessoas. Para a dinâmica do encontro houve preparação prévia nas paróquias.

Após breve ensaio, o Encontro começou com o acolhimento, a invocação do Espírito Santo, uma leitura bíblica e silêncio prolongado para interiorização. A contemplação do “Ícone da Amizade” ou “Ícone do Abraço” foi o momento que se seguiu. Trata-se de um quadro que apresenta a imagem de Jesus Cristo e do seu amigo, amigo esse que pode ser qualquer um de nós. Cristo ressuscitado é o Grande Amigo que abraça carinhosa e calorosamente cada jovem, cada pessoa.

À proclamação da Palavra de Deus seguiu-se uma meditação proposta pelo nosso bispo. Nela dirigiu aos jovens palavras de encorajamento e de motivação para a vivência da fé, palavras muito apelativas. Destacamos três delas muito especiais que ficaram gravadas no coração de cada um: “Não tenhas medo!”,“Se o coração não arde, os pés não andam!” e “Para, escuta, olha e avança!”.

As meditações pessoais dos jovens, ou seja, o diálogo que cada jovem teve com Deus, na preparação do Encontro, escritas por cada um à sua maneira, tinham sido postas numa caixa, no início do Encontro, e foram agora apresentadas perante todos. Alguns cânticos de mensagem, leituras de frases incisivas, deram o tom a este momento.

Importante realçar que, no fim deste belo Encontro de oração foi entregue a cada jovem uma miniatura do “Ícone da Amizade”, para que o Encontro fique guardado na memória e gravado no coração. Para terminar, todos se juntaram no salão ao lado, para confraternizar à roda da mesa num pequeno lanche convívio.

Foi, sem dúvida, um grande e enriquecedor Encontro de oração que fomentou a vivência da fé em Cristo, em comunhão uns com os outros, e proporcionou a todos uma excelente oportunidade de reflexão. Apela-se, então, a todos os jovens que sintam no coração aquela luz de esperança e determinação, para que se juntem à comunidade juvenil e comecem a fazer parte do grupo de jovens, de modo a torná-lo mais forte, participativo e ativo.

Escrito pelo grupo Jovens a 100%

Joaquim Baptista, P.
Joaquim Baptista, P.
Pároco da Freixianda.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...