Dom António Marto agradeceu ao Conselho Pastoral Diocesano

Dom António Marto agradeceu ao Conselho Pastoral Diocesano

Teve lugar no dia 26 de outubro, a última reunião do atual mandato do Conselho Pastoral Diocesano, pelo que o bispo diocesano agradeceu o seu contributo para a dinamização da vida e atividade desta Igreja local. A partilha e avaliação de iniciativas do biénio pastoral sobre os jovens e a reflexão sobre os modos de lhe dar continuidade foram os assuntos principais da agenda.

Quanto ao biénio pastoral sobre os jovens, foram mencionadas e apreciadas positivamente várias atividades em paróquias, vigararias e ao nível diocesano. Considerou-se fundamental iniciar processos, a presença junto dos jovens e o seu acompanhamento na caminhada, proporcionando-lhes experiências que os envolvam.

Em ordem ao próximo biénio pastoral, que será sobre a Eucaristia, os conselheiros adiantaram algumas sugestões para tornar os jovens mais participantes e protagonistas das celebrações comunitárias: escutar e acolher os seus anseios e ideias, a formação litúrgica apropriada, o envolvimento na música e no canto com a sua sensibilidade própria, a realização de celebrações diversificadas e mesmo comentadas.

A terminar a reunião, D. António Marto sublinhou a importância lançar atividades com os jovens e dar-lhes continuidade. Nesse sentido e citando o Papa Francisco, referiu que a pastoral juvenil precisa de assumir flexibilidade, proporcionar experiências e propostas diversificadas para várias situações da vida, recolher boas práticas, metodologias e linguagens para comunicar aos jovens “a alegria do Evangelho”. E citou a propósito as origens e desenvolvimento do projeto “Missão país”, que começou com 2 jovens e hoje envolve mais de 3 mil. Começa-se com uma experiência de vida e só depois vem a formação.

Em relação à temática do próximo biénio sobre a “Eucaristia, comunidade cristã e missão”, referiu que o sacramento será abordado na sua dimensão de mistério da fé que garante a presença de Cristo ressuscitado, de comunhão fraterna que une os fiéis na comunidade cristã e também na perspetiva evangelizadora, que leva à saída missionária. Referiu que este tema é muito necessário, pois vivemos hoje uma “emergência eucarística”, notando-se falta de fé, desafeto e ignorância que leva muitos a afastarem-se da participação nas celebrações eucarísticas. É por isso preciso fazer descobrir e experimentar este dom extraordinário de Cristo ressuscitado à sua Igreja e aos fiéis cristãos.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Conselho Pastoral Diocesano com nova composição

Para além dos quatro membro que integram o CPD por inerência do cargo — o vigário geral, o vigário judicial, o reitor do Seminário e o reitor do Santuário de Fátima —, o grupo de conselheiros é composto por mais 25 pessoas que representam os diversos dinamismos da Diocese.