Dois prelados da América Latina presidem às peregrinações de maio e outubro no Santuário de Fátima

O Cardeal D. Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e o Arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, serão os presidentes das Peregrinações Internacionais Aniversárias de maio e outubro no Santuário de Fátima, que assinalam a primeira e a sexta Aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos e que este ano convidam os peregrinos a “Dar Graças por Viver em Deus”.
http://lefa.pt/?p=25036

O Santuário prepara-se para as peregrinações internacionais aniversárias de verão, que neste ano pastoral convidam os peregrinos a “Dar Graças por Viver em Deus”

O Cardeal D. Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e o Arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, serão os presidentes das Peregrinações Internacionais Aniversárias de maio e outubro no Santuário de Fátima, que assinalam a primeira e a sexta Aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos e que este ano convidam os peregrinos a “Dar Graças por Viver em Deus”.

O arcebispo de Brasília é cardeal desde 2016 e substituiu D. João Braz de Aviz na direção da arquidiocese da capital brasileira, em 2011. Natural de São Paulo fez toda a formação teológica no Brasil tendo feito o doutoramento em Teologia Moral na Academia Alfonsiana da Universidade Pontifícia Lateranense, em Roma. Será a primeira vez que presidirá a uma grande peregrinação em Fátima.

Já o arcebispo Ulloa, da Cidade do Panamá, tem participado em algumas celebrações em Fátima, embora nunca tenha presidido a uma Peregrinação Internacional Aniversária. Foi um dos grandes entusiastas da deslocação da Imagem número 1 da Virgem Peregrina de Fátima ao Panamá, aquando da última Jornada Mundial da Juventude, de que foi coordenador. Lidera a arquidiocese desde 2010.

A escolha de dois prelados da América Latina, onde a espiritualidade mariana é muito forte, traduzindo-se numa presença constante de peregrinos na Cova da Iria- só em 2019 anunciaram-se nos serviços do Santuário 227 grupos do Brasil e 3 do Panamá, num total de 8230 peregrinos- deve-se à crescente proximidade entre duas realidades da Igreja tão distintas, mas que o Papa Francisco tem procurado unir.

Acresce uma terceira presidência, também muito significativa na aproximação entre os dois continentes- Europeu e americano-, com a escolha de D. Edgar da Cunha, Bispo de Fall River, onde reside uma fortíssima comunidade luso descendente, oriunda do arquipélago dos Açores, particularmente da ilha de São Miguel. D. Edgar da Cunha presidirá à Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que tem sempre a sua atenção muito focada nas migrações. Nascido no Brasil, fez toda a sua formação académica nos Estados Unidos tendo sido bispo auxiliar de Newark, no estado norte americano de New Jersey, onde reside também uma forte comunidade portuguesa, mas de origem continental, do centro e norte do país.

Em setembro, a peregrinação que assinala a quinta Aparição de Nossa Senhora será presidida pelo novo Núncio Apostólico da Santa Sé, em Portugal, D. Ivo Scapolo. Italiano, doutorado em Direito Canónico, o diplomata da Santa Sé está em Portugal há menos de um ano.

D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, dois dos mais novos prelados da Conferência Episcopal Portuguesa, presidirão às grandes peregrinações de junho e julho.

D. Américo Aguiar, que é o coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude 2022, que se realizará em Lisboa, foi ordenado em março de 2019.  Natural do Porto, onde fez toda a sua formação e exerceu o seu ministério sacerdotal, foi diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e é, ainda, o presidente do Conselho de Administração da Rádio Renascença.

D. Vitorino Soares foi nomeado bispo em julho de 2019 pelo Papa Francisco. Trabalhou no Seminário do Bom Pastor, entre 1984 e 1987, e no Seminário Maior, entre 1989 e 1994.Capelão militar de 1987 a 1989, D. Vitorino Soares dedicou 10 anos do seu trabalho pastoral aos jovens, sendo diretor do Secretariado Diocesano da Juventude entre 1989 1999.

A Peregrinação das Crianças, que é um dos momentos altos do verão na Cova da Iria pelo número de crianças que mobiliza, será presidida este ano por D. José Ornelas, bispo de Setúbal. Antigo Superior-Geral da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus estudou na Universidade Católica do Porto, onde se doutorou em Teologia Bíblica. Na sua Congregação, foi formador no Seminário de Alfragide, em paralelo com a atividade docente, e assumiu outros cargos no âmbito da Província Portuguesa dos Dehonianos.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress