Diocese vai formar comissão de proteção de menores e adultos vulneráveis

Diocese vai formar comissão de proteção de menores e adultos vulneráveis

A diocese de Leiria-Fátima vai formar uma Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis. Esta decisão partiu do bispo D. António Marto e segue as linhas orientadoras do Papa Francisco que, em 9 de maio, publicou uma carta apostólica sob a forma de motu proprio, onde afirma que “a responsabilidade recai, em primeiro lugar, sobre os sucessores dos Apóstolos, colocados por Deus no governo pastoral do seu povo, e exige deles o empenho de seguir de perto os passos do Divino Mestre”. A própria Conferência Episcopal Portuguesa assumiu estas instruções do Santo Padre, pelo que a decisão do prelado de Leiria-Fátima está concertada com todos os membros daquela Conferência.

Este assunto foi objeto de reflexão no Conselho Diocesano de Coordenação Pastoral, reunido no dia 21 de maio. Na próxima fase pretende-se recolher sugestões para a constituição dessa comissão.

Para além deste assunto, também esteve em cima da mesa o plano pastoral para o próximo ano que continua dedicado aos jovens. Nesse sentido já está definida a realização de um fórum subordinado ao tema “Jovens, oportunidades e caminhos”. Esta iniciativa, a realizar-se no dia 5 de outubro, tem como objetivos compreender as problemáticas que se colocam actualmente aos jovens e partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje. Por isso, os seus destinatários são preferencialmente jovens adultos, educadores e formadores de jovens. Este fórum também irá assinalar formalmente o início do próximo ano pastoral pelo que toda a Diocese é convidada a estar em comunhão e até mesmo participar na celebração da Missa com que encerrará a atividade. Dois dos oradores já estão confirmados: o padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos e a professora da Universidade Católica, Teresa Messias.

Outros duas grandes atividades para o próximo ano pastoral são os encontros vicariais de oração com jovens, cujas datas ainda não estão definidas, e a Festa da Juventude a realizar de 24 a 26 de julho.

O Conselho de Coordenação Pastoral é um órgão consultivo do bispo diocesano e por ele presidido, para promover a comunhão, corresponsabilidade, unidade e a coordenação pastoral em toda a Igreja de Leiria-Fátima. Inclui os responsáveis de cada departamento da cúria diocesana, ou equiparado, e outros membros que o bispo entenda oportuno nomear. Entre as suas competências contam-se colaborar na definição de projetos e de opções pastorais para a Diocese e na elaboração dos respetivos documentos de orientação e de apoio, e avaliar as principais iniciativas pastorais, a concretização dos programas e os seus frutos, em referência aos objetivos de cada ano e ao cumprimento da missão evangelizadora da Igreja no mundo.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

5 de Outubro — 9h30 > 18h30
Seminário Diocesano de Leiria

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.