Diocese prepara 83.ª peregrinação a Fátima

http://lefa.pt/?p=855

Será no próximo dia 6 de abril, como sempre ao V domingo da Quaresma, que a diocese de Leiria-Fátima se mobiliza em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Este ano, juntando os temas pastorais da Diocese e daquele Santuário, o lema será “Com Maria, testemunhar o amor conjugal como dom e vocação”.

A preparação começa por esta altura, nas paróquias, com algumas celebrações penitenciais, a Via-Sacra da Família e, mais proximamente, a celebração de anúncio da peregrinação e a organização dos grupos de peregrinos. Este ano, faz-se a recomendação especial aos que não vão a pé que se organizem em autocarros, de modo a “uma experiência comunitária mais rica, oração em comum desde o lugar de partida e a participação em todo o programa da peregrinação”, como refere o padre Jorge Guarda, vigário geral da Diocese, em nota enviada esta semana aos párocos e outros responsáveis de comunidades.

Para quem não teve oportunidade de o fazer antes, haverá Confissões nesse dia 6 de abril, das 08h00 às 09h00, na capela da reconciliação, no complexo da Basílica da Santíssima Trindade.

No dia da peregrinação, o programa oficial começa às 09h00, com “O Caminho da Família”, juntando-se os peregrinos, por vigararias, em quatro locais diferentes, numa caminhada processional até à Capelinha: Leiria e Monte Real juntam-se na rotunda do Anjo de Portugal; Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós concentram-se na Av. D. José Alves Correia da Silva, junto à rotunda da rodoviária; Fátima e Ourém partem da mesma avenida, mas junto à rotunda do Hotel Avenida; Colmeias e Milagres agrupam-se junto à rotunda em frente ao Exército Azul.

Ao chegarem à Capelinha, pelas 10h00, faz-se saudação a Nossa Senhora e a oração do Rosário, seguindo-se, às 11h00, a procissão e a celebração da Eucaristia no altar do recinto, que será o momento central de toda a jornada.

Como usual, recomenda-se também que o almoço constitua uma oportunidade de confraternização entre os fiéis das várias paróquias de cada vigararia, estando, para tal, designados espaços próprios para estacionamento e almoço: parque 2 para Colmeias e Milagres, parque 11 para Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós, parque 12 para Leiria e Monte Real e parque 13 para Fátima e Ourém.

Após o almoço, haverá este ano quatro propostas diferentes de atividades, todas com início pelas 15h00: visita guiada à exposição “Segredo e revelação” no complexo da Basílica da Santíssima Trindade; conferência “Família cristã, habitação do Amor de Deus”, pelo padre José Augusto Rodrigues, no Centro Pastoral Paulo VI; filme “Os três pastorinhos de Fátima”, na casa de retiros de Nossa Senhora das Dores; encenação sobre a via-sacra, “Seguirei…”, pelos alunos do Colégio diocesano de S. Miguel, no anfiteatro do Centro pastoral Paulo VI;

Por fim, às 16h45, na Capelinha, far-se-á a celebração do adeus e a consagração a Nossa Senhora, com que termina o programa oficial.

Todos os diocesanos são convidados a participar nesta grande peregrinação, havendo programas especiais para alguns grupos, como é o caso dos doentes, que serão acolhidos na colunata Norte do Santuário a partir das 09h30, dos escuteiros, que terão atividades específicas por secções, e dos jovens, cujo programa começa na tarde da véspera, a partir das 14h30. Destaque, no programa juvenil, para o festival da canção que decorrerá no Centro Paulo VI na noite de 5 de abril, às 21h00.

Para uma participação alargada, é pedido que não se marquem nas paróquias quaisquer outras atividades pastorais nesse dia e que as Missas “pastoralmente indispensáveis para os fiéis que não vão a Fátima” se celebrem ao sábado.

Como ajuda para a participação em todas as celebrações preparatórias e do dia, foi elaborado um guião que está já em distribuição por todas as paróquias e também no Seminário de Leiria. Para além dos cânticos e orações, oferece outros elementos que poderão ser úteis para a reflexão e oração quaresmal.

O guião fica também aqui disponível para quem desejar descarregar, em versão de texto e em folheto digital paginado. Disponibilizamos também para divulgação o cartaz da peregrinação.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress