Diocese de Vila Real homenageou Cardeal D. António Marto

Diocese de Vila Real homenageou Cardeal D. António Marto

Pela sua recente nomeação cardinalícia, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi homenageado pela sua diocese natal, Vila Real, no passado dia 10 de setembro. Além da Missa, na Catedral, o encontro incluiu uma sessão solene e um convívio festivo.

“O evento encheu de júbilo a Diocese, que lhe fez singela homenagem, na presença de padres e leigos e de antigos superiores, alunos e condiscípulos”, conta D. Amândio Tomás, Bispo de Vila Real, sobre a sessão que “timbrou pela simplicidade, espontaneidade e testemunhos vivenciais”. Entre eles, António Abel Canavarro, reitor do Seminário, vigário da Cultura e diretor da Faculdade de Teologia do Porto da Universidade Católica, D. Gilberto Canavarro dos Reis, bispo emérito de Setúbal, originário desta diocese, e alguns padres conterrâneos, colegas ou discípulos de D. António Marto. Foram mencionadas características como o “saber e ardor missionário” das suas homilias, a “alegria, bondade e apelo à liberdade na responsabilidade” das suas aulas, a “cultura, empenho, bondade, amizade e bom humor” do pastor.

O cardeal D. António Marto “agradeceu a amizade dos oradores e dos amigos presentes, alertando para a importância digital no anúncio do Evangelho e para a necessidade de cerrar fileiras, em torno ao Papa, sendo, cada vez mais necessário assumir a Igreja como mistério de comunhão no anúncio de Cristo”, refere D. Amândio em artigo publicado no dia 20, no sítio do jornal “A Voz de Trás-os-Montes”.

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...