Dia Mundial das Comunicações Sociais: valorizar os profissionais

Dia Mundial das Comunicações Sociais: valorizar os profissionais

No dia 24 de Maio, domingo da Ascensão, celebra-se o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Depois do Papa Francisco ter publicado, em janeiro a sua mensagem para este dia, também a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais emitiu uma nota pastoral a propósito da efeméride.

Este dia acaba por ser celebrado em “plena pandemia que obriga a restrições sociais, económicas e religiosas únicas na história”, contextualiza o documento. “Neste contexto que a todos surpreendeu e para o qual não estávamos preparados, exige-se um redobrado esforço dos vários intervenientes no governo do país, dos agentes sociais e económicos, dos que presidem às comunidades religiosas e dos que têm um papel fundamental na informação, pautando pela exigência da verdade, da dignidade da pessoa e do bem comum”, diz a nota.

Para além daqueles que estão na linha da frente a cuidar dos que contraíram o vírus da covid-19, a Comissão agradece de forma especial “serviço fundamental e imprescindível da comunicação social”.

Com escassos meios mas com profissionais generosos e zelosos no desejo de comunicar, de oferecer a noticia, de auscultar as necessidades das populações mais distantes e esquecidas, e alertando para o dever de justiça e de partilha para com os que não têm voz nem vez na sociedade.
Pelo seu trabalho na coesão nacional, na promoção cultural, na relação que estabelecem entre cidadãos que que estão fora do seu país e como dão expressão a tradições tão importantes para a vivência comunitária, merecem o apoio que lhes é devido pelas autoridades governativas e do poder público.”

Neste sentido é feito um apelo a todos os cristão para valorizarem o trabalho dos profissionais da área da comunicação e manifestarem essa mesma apreciação através da atenção e do seu próprio contributo que, não podendo ser feito no habitual ofertório que a Igreja realizaria nesse domingo, seja efectuado noutro dia que acharem mais oportuno.

Documentos

Mensagem do Papa Francisco: https://bit.ly/3bieLHi
Nota pastoral da comissão: https://bit.ly/2Waa7qa

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

CEPADI implementa plano de contingência

Procurando ir em linha de conta com as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que diz respeito à frequência de espaços fechados, o Centro Pastoral Diocesano, no seminário Diocesano de Leiria, está a colocar em prática as seguintes medidas.

O SPES em tempo de Quarentena: fazer das casas uma só casa

O Serviço de Pastoral do Ensino Superior (SPES) da nossa Diocese vive dos alunos e para os alunos. São eles o seu destinatários, são eles os seus dinamizadores. Eles são a única razão de existir do SPES. Enquanto houver alunos do Ensino Superior na nossa Diocese, o SPES continua de portas abertas, como rosto da Igreja que vai até às periferias do Politécnico de Leiria.