Dez jovens da Diocese apanham o barco da preparação para o Crisma

Depois do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) ter lançado a proposta F5*, destinada aos jovens que se estão a preparar para o Crisma a frequentar o 10º ano da catequese, o primeiro encontro realizou-se no dia 7 de dezembro.
http://lefa.pt/?p=22087

Depois do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) ter lançado a proposta F5*, destinada aos jovens que se estão a preparar para o Crisma a frequentar o 10º ano da catequese, o primeiro encontro realizou-se no dia 7 de dezembro.

Aceitaram o desafio, dez jovens da Diocese, provenientes das paróquias da Bajouca, Batalha, Marinha Grande e Amor. Embora o grupo fosse reduzido, tendo em conta a quantidade de crismandos que existe no total das 74 paróquias, um dos participantes considerou que esse foi um factor positivo “já que permitiu conhecermo-nos melhor uns aos outros e criar um ambiente de maior familiaridade”. Mesmo assim, foram distribuídos por pequenos grupos, onde os jovens apresentaram-se a partir de um objecto pessoal que trouxeram e que tivesse algum significado para o seu crescimento na fé.

Um do elementos da organização explicou que este primeiro F5* teve sempre como pano de fundo a imagem de um barco. “Foi através da ideia de um barco que os jovens, num pequeno momento de meditação, olharam para a sua vida: quem segura no leme, o que levam no porão ou o que pesa como âncora nas suas vidas; foi uma partilha muito rica e surpreendente para eles próprios”, descreveu.

Depois do momento de reflexão, os participantes mostraram a sua veia artística com a pintura de telas que, juntas formavam um único barco. “O barco foi também a deixa para voltarmos o olhar para S. Paulo, o Apóstolo que respirava ódio contra os cristãos; depois de Jesus o ter envolvido com uma luz intensa, passou a olhar o mundo e a vida com os olhos da fé”, explica o padre André Batista, que dirige o SDPJ. “No final desta tarde, também estes 10 jovens viram o fogo do Espírito envolver e abalar a sua Fé”, acrescentou.

O próximo encontro, os inscritos vão ser convidados a fazer um “F5” [refresh] espiritual, “deixando que o fogo do Espírito Santo aqueça os seus corações”.

* Nota: a designação F5 provêm do teclado de computador. É uma tecla de função que permite atualizar a página ativa na internet, ou a janela aberta do gerenciador de arquivos.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress