D. António Marto quer oração pelas vocações sacerdotais em todas as paróquias

D. António Marto quer oração pelas vocações sacerdotais em todas as paróquias

Os seminaristas, as suas famílias e as pessoas que apoiam o Seminário Diocesano como a sua “família de oração”, denominada FOS, reuniram-se no dia 8 de dezembro na instituição para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. O programa incluiu a missa, o almoço, uma reunião de informação e partilha e a celebração da oração de Vésperas, esta presidida pelo cardeal D. António Marto.

O reitor da instituição, padre José Augusto Rodrigues, deu conhecimento das iniciativas feitas ao longo do ano para despertar e cuidar das vocações sacerdotais e alimentar com novos candidatos o Seminário em Família. Referiu nomeadamente os encontros paroquiais e vicariais, o dia aberto e a oração mensal com o apoio de uma folha para a oração enviada a 350 pessoas inscritas na mencionada FOS. Cada pessoa é convidada a fazer a sua oração pelos seminaristas e o Seminário, na própria casa ou num grupo paroquial. Sobre esta foi referida a oração que se faz em certas comunidades religiosas, em famílias e por pessoas singulares. Ouvindo falar deste deste empenho, o Cardeal D. António Marto manifestou o seu vivo desejo de que todas as paróquias promovam a oração pelas vocações sacerdotais, em cada mês, em sintonia com o Seminário, pois o apoio espiritual do povo de Deus é um meio imprescindível para termos mais e melhores pastores.

O mais jovem seminarista, o Miguel Francisco, da paróquia do Souto da Carpalhosa, que entrou em setembro passado para o Seminário, em Lisboa, falou do tempo propedêutico e do programa que fazem os 23 seminaristas que ali estão, em cada dia da semana. Provêm de várias dioceses, sendo apenas um de Leiria-Fátima. Eles estão a iniciar o seu percurso vocacional, pelo que a oração, a espiritualidade, a formação em domínios essenciais da fé cristã e a interação comunitária são aspetos fundamentais em que se ocupam.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Diocese apresenta Centro de Apoio à Família

A Diocese de Leiria-Fátima apresentou no dia 10 de janeiro, em conferência de imprensa, o Centro de Apoio à Família (CAF), um novo serviço inspirado na visão do Papa que procura, entre outros objetivos, promover a integração de católicos divorciados.