D. António Marto presidiu à ordenação de novo diácono dos Marianos

D. António Marto presidiu à ordenação de novo diácono dos Marianos

O irmão Armindo António da Costa Rodrigues, religioso da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC), foi ordenado diácono pela imposição das mãos do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, no passado dia 26 de julho, na igreja matriz de São Mamede.

Desde o início do ano de 2011, o irmão Armindo tem colaborado com os párocos de São Mamede na ação pastoral. O seu trabalho tem sido, sobretudo, no âmbito da liturgia e da catequese: dinamização do grupo coral; assistência espiritual do Apostolado da Oração; dinamização das primeiras sextas-feiras do mês; orientação de um grupo de Retiro Popular durante a Quaresma; colaboração com artigos para o jornal paroquial “Caminheiro”; formação litúrgica dos acólitos, sobretudo durante o Tríduo Pascal; e coordenação da catequese da adolescência, do 8.º e 9.º anos.

“Após uma caminhada de discernimento vocacional, chegou à conclusão de que Deus o chamava para o ministério sacerdotal, pelo que fez o pedido para ser admitido à sagrada ordem dos diáconos, um ministério que antecede a ordenação sacerdotal”, refere em nota enviada ao PRESENTE o padre João Carlos Rodrigues, um dos párocos de S. Mamede e membro do Gabinete de Comunicação Social dos MIC em Portugal.

Tendo sido positiva a resposta ao seu pedido, foi agora celebrada a sua ordenação, com a participação de numerosos fiéis de São Mamede e da paróquia natal do recém-ordenado, Freixeda (Diocese de Bragança-Miranda), bem como de leigos cooperadores da Congregação dos Padres Marianos.

D. António Marto sublinhou, na sua homilia, a missão diaconal de “dinamizar a comunidade e favorecer a comunhão”, refere o padre João Carlos. Fazendo alusão ao milagre da multiplicação dos pães, o Bispo encorajou o novo diácono a não ter medo das suas fragilidades, porque “o pouco que temos, em colaboração com Deus, torna-se muito; porém, o muito que julgamos ter, sem Deus, não vale nada”.

Por fim, enumerou algumas das principais tarefas do diaconado: a solene administração do batismo, a distribuição da Eucaristia, a assistência e a bênção dos matrimónios, a administração do viático aos agonizantes, a leitura aos fiéis da Sagrada Escritura, a instrução do povo, a presidência de celebrações da Palavra, a administração dos sacramentais e a presidência dos funerais.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...