D. António Marto preside à reinauguração da Igreja da Golpilheira com altar de Fátima

http://lefa.pt/?p=2167

A Comunidade Cristã da Golpilheira estará em festa, no próximo domingo 29 de Maio, com a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima a ser presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto. A Missa será às 11h00 e incluirá a bênção do espaço totalmente renovado e do seu novo altar, uma das peças litúrgicas que foi cedida pelo Santuário de Fátima, retirada da também recentemente restaurada Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

 

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, principal centro de culto da Comunidade Cristã da Golpilheira, na paróquia da Batalha, entrou em obras no passado mês de setembro de 2015. Construído na década de 1950, este templo evidenciava alguns sinais de degradação, sobretudo na estrutura do telhado, o que levou a respetiva Comissão a ponderar uma intervenção, que foi preparada ao longo dos últimos cinco anos. Contratado o gabinete HDPG Arquitectos, quis aproveitar-se esta oportunidade para a elaboração de um projecto que dotasse o espaço de melhores condições de conforto, iluminação, estética e adequação às normas litúrgicas atuais. Esta remodelação acabaria por vir a transformar por completo o seu interior, com algumas implicações no exterior, visando torná-lo um lugar aprazível e convidativo à celebração da fé.

Com um orçamento a rondar os 300 mil euros, a obra foi sujeita a concurso e adjudicada ao empreiteiro Arlindo Lopes Dias, do Olival. Os fundos existentes garantiam cerca de um terço da verba e, nestes sete meses decorridos, a população correspondeu ao apelo de colaboração, garantindo outro tanto em donativos e empréstimos particulares, estando por liquidar neste momento cerca de 100 mil euros. Uma das campanhas em curso é a da “venda” das antigas telhas do edifício pela quantia de mil euros cada, entregue emoldurada num quadro, como forma de agradecimento e para memória futura. A originalidade da proposta já convenceu quase quatro dezenas de “compradores”.

 

Oferta do Santuário de Fátima

Entretanto, o restauro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, inaugurado em Fevereiro passado, fez surgir a oportunidade para o pedido de algum mobiliário litúrgico retirado daquele templo. O mais significativo é o altar, mas também a coluna para a imagem de Nossa Senhora, as cadeiras do presbitério e outras peças oferecidas pelo Santuário de Fátima vieram enriquecer em muito o património, mas sobretudo o valor simbólico do recheio da igreja da Golpilheira, também ela dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

 

Igreja viva

Este processo tem, entretanto, sido acompanhado por um outro, também de renovação e revitalização, mas da Igreja viva. Nesse sentido, esta parcela da paróquia da Batalha constituiu-se com uma identidade reforçada como Comunidade Cristã da Golpilheira. O seu primeiro Conselho Administrativo e Pastoral tomou posse em Outubro passado, com mais de meia centena de pessoas directamente envolvidas, distribuídas por comissões e equipas de trabalho, em sectores como as celebrações litúrgicas, a catequese, a acção social e outros eventos religiosos. Meio ano depois, o balanço é muito positivo, sobretudo no dinamismo criado e na maior comunhão que se tornou evidente entre os fiéis desta freguesia civil.

 

Dia de festa

Está, portanto, tudo a postos para uma grande festa, no próximo dia 29 de maio, com o centro na Missa das 11h00, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e concelebrada pelo pároco, padre José Ferreira Gonçalves, e pelos reitor e administrador do Santuário de Fátima, respectivamente, padres Carlos Cabecinhas e Cristiano Saraiva. Nesta celebração será feita a bênção do novo espaço e do altar, e será nela incluída uma cerimónia protocolar com a presença das pessoas e empresas envolvidas na obra, bem como das entidades civis que a apoiaram.

Como de festa se trata, o almoço será oferecido a todos os presentes, servido na rua em frente da igreja, assim o clima o permita. E a tarde continuará de convívio e confraternização, enquanto animação e gente houver.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress