D. António Marto acompanhou os padres mais novos em passeio

http://lefa.pt/?p=4919

No passado dia 10 de julho, os padres mais novos da Diocese de Leiria-Fátima, com o seu bispo, D. António Marto, e a equipa do Serviço de Apoio ao Clero, foram em passeio à zona avieira do rio Tejo, nos concelhos de Salvaterra de Magos e do Cartaxo.

Fizeram um percurso de barco, almoçaram na Valada com o pároco local e foram a Vila Chã de Ourique para conhecerem a Comunidade Sementes do Verbo, onde estão dois jovens da paróquia da Bajouca. Aí celebraram a Eucaristia com a comunidade.

A zona avieira é constituída por algumas aldeias nas margens do rio Tejo, para onde se deslocavam os pescadores da Vieira de Leiria, no início do século passado, durante os meses de inverno, para ganharem o seu sustento, regressando depois à sua terra. Alguns fixaram-se em aldeias junto às margens do rio. O escritor Alves Redol retratou estes “nómadas do rio” no seu romance “Avieiros”.

A Comunidade Sementes do Verbo foi fundada no Brasil, em 2004, pelo casal Georges e Marie Boneval. Contemplativa e missionária, reúne membros de diferentes vocações e procura “descobrir e valorizar as Sementes do Verbo escondidas nos corações e nas vidas humanas”. O seu objetivo é “dar a Palavra de Vida para fazer crescer em cada um a dignidade e a vocação de filhos e filhas de Deus”, tornando-se assim “discípulos missionários de Cristo”. Em Portugal, esta comunidade está presente nas dioceses de Santarém e de Aveiro.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress