D. António celebrou solenidade de S. Francisco

http://lefa.pt/?p=1481

No passado dia 3 de outubro, no convento da portela, em Leiria, D. António Marto presidiu à celebração da eucaristia na solenidade de S. Francisco de Assis.

Na homilia, evocando a vida do santo, salientou o seu estilo de vida evangélica, a promoção da fraternidade entre as pessoas e a difusão do Evangelho pelo exemplo, alegria de vida e relação fraterna com as pessoas e todas as criaturas, invocando para todos o dom da paz. Depois, exortou todos a viverem hoje segundo o exemplo do “pobrezinho de Assis”, afirmando que a renovação da Igreja parte do interior das pessoas, quando elas se deixam mover pela força do Evangelho e vão ao encontro dos outros, especialmente os mais necessitados, “as periferias existenciais”, levando-lhes o dom da paz e do amor. A celebração reuniu não apenas os frades, os membros da ordem secular franciscana e os amigos do convento, mas várias outras comunidades religiosas femininas franciscanas presentes em Leiria, Fátima e Monte Real.

Quando estava à beira de morrer, Francisco de Assis mandou chamar os seus irmãos e filhos espirituais, confortou-os na dor que sentiam, exortou-os ao amor de Deus e “recomendou-lhes a observância do Evangelho como mais importante que a de quaisquer leis”. Por fim, disse-lhes: “Cumpri a minha missão; Cristo vos ensine a cumprir a vossa.” O seu “transito” para Deus  aconteceu em 1226. A presença franciscana em Leiria e na diocese é muito antiga. Além de conventos, igrejas e capelas, há uma paróquia, Meirinhas, que tem Francisco de Assis como seu padroeiro e muitas pessoas são devotas do santo e participam da sua espiritualidade evangélica.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress