Crianças da Freixianda solenizaram Festa dos Pastorinhos

Crianças da Freixianda solenizaram Festa dos Pastorinhos

A paróquia da Freixianda quis, uma vez mais, prestar homenagem aos santos Francisco e Jacinta Marto, que o Papa Francisco proclamou santos, dignos de culto e veneração em toda a Igreja. A celebração decorreu no dia 23 de fevereiro, domingo, apesar de o dia próprio da festa litúrgica ser o dia 20 de fevereiro, aniversário da morte da pequenina Jacinta, fez agora 100 anos.

Para esta Festa dos Pastorinhos toda a paróquia foi convocada. A igreja estava bem composta de fiéis, com as crianças e adolescentes da catequese e respetivos catequistas em lugar de destaque. A presença dos Santos Pastorinhos e da “Senhora mais brilhante que o Sol” tornou-se visível nas suas imagens colocadas em frente da assembleia.

Foi a catequese que assumiu a responsabilidade de organizar a celebração e a procissão. Crianças e adolescentes proclamaram as leituras e fizeram as orações. O canto foi animado pelo grupo coral infantil, com o apoio dos adultos. Dois adolescentes, depois da comunhão, dirigiram louvores ao Francisco e à Jacinta, diante das suas imagens, invocando a sua intercessão.

Na procissão, foram adolescentes e catequistas que conduziram as imagens. E pelas ruas da vila ecoaram os louvores à Mãe do Céu e aos Santos Pastorinhos, através da oração do rosário e dos cânticos de Fátima. No intervalo de cada dezena do rosário, algumas crianças proclamaram alguns textos das Memórias da Irmã Lúcia, a mais velha dos três videntes, nos quais se evidenciavam alguns aspetos fundamentais da mensagem de Fátima e se enalteciam as virtudes da Jacinta e do Francisco.

Foi uma festa simples, sem barulho nem folclore, uma festa cheia de beleza, como belas eram as crianças que quisemos homenagear. Foi uma manhã de contemplação da santidade que resplandeceu nas suas vidas como desafio para também nós nos envolvermos na luz de Deus e trilharmos caminhos de santidade.

Joaquim Baptista, P.
Joaquim Baptista, P.
Pároco da Freixianda.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Freixianda celebrou a festa da Padroeira

A festa continuou no salão das festas e no adro. Houve movimento no restaurante e bar. As rifas da quermesse iam saindo. A música convidou alguns à dança. Sobretudo reinou o convívio e a dimensão festiva.