Convívio e festa da filhós volta a marcar festa da Caranguejeira

Convívio e festa da filhós volta a marcar festa da Caranguejeira

Jubileu de São Cristóvão merece mais participações dos paroquianos

Apesar de alguma renovação implementada pelo atual pároco, padre Filipe Lopes, a festa de homenagem a São Cristóvão, padroeiro da Caranguejeira, aspira a força e a devoção de outras épocas. Longe vão os tempos das grandes multidões, em que os devotos tinham de ficar fora do templo paroquial por não ter lugar, e o trabalho parava na tarde de 25 de julho, permitindo que todos participassem nos vários momentos do Jubileu de São Cristóvão. 

Criada pelo Papa Pio VIII a 5 de fevereiro de 1830, ainda hoje a festa a São Cristóvão – Jubileu – mantém-se puramente espiritual, sem arraiais. É desta forma que a paróquia da Caranguejeira festeja o seu padroeiro, procurando olhar para São Cristóvão como modelo de Santidade, como alguém que levou Cristo consigo.

Contudo, talvez fruto dos ventos da secularização e de uma vida menos voltada para os cuidados espirituais, o jubileu de São Cristóvão foi por muitos esquecido. 

Pároco pediu oração uns pelos outros

Ainda assim, sob a presidência do pároco, com a concelebração do padre Amador Carreira, a comunidade paroquial celebrou o seu padroeiro, testemunhou a sua fé e devoção ao Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da vila, e no final conviveu à volta da mesa com a partilha da filhós e do calor que vem do coração.

Durante a celebração eucarística o pároco, recordou o poder da oração ao Santíssimo Sacramento. “Rezemos uns pelos outros, pelos nossos familiares, pela nossa comunidade, e por aqueles que vivem à margem dela”. Recordou ainda e agradeceu a todos aqueles que dedicam e dão um pouco de si nos vários campos da pastoral paroquial, agradecendo a Deus, mas também “a todos os que agem em nome da sua fé”.

Orlando Marques
Orlando Marques
Colaborador da paróquia da Caranguejeira. Director-adjunto do Notícias da Caranguejeira.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Jornal “Notícias da Caranguejeira” faz 30 anos

Ao longo deste ano contamos promover diversas iniciativas de cariz cultural, formativo, de entretenimento e convívio, sempre visando a comemoração do aniversário e a promoção do próprio jornal. Contamos com todos os caranguejeirenses, os residentes e os que nos seguem um pouco por todo o mundo.

Tecoree, torneio de competição saudável

A Quinta do Escuteiro – centro escutista de Leiria-Fátima, acolheu no dia 19 de janeiro, a edição regional do Tecoree. O Tecoree é um torneio nacional de técnica escutista, desenvolvido para escuteiros com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, os Pioneiros.