Convívio e festa da filhós volta a marcar festa da Caranguejeira

Convívio e festa da filhós volta a marcar festa da Caranguejeira

Jubileu de São Cristóvão merece mais participações dos paroquianos

Apesar de alguma renovação implementada pelo atual pároco, padre Filipe Lopes, a festa de homenagem a São Cristóvão, padroeiro da Caranguejeira, aspira a força e a devoção de outras épocas. Longe vão os tempos das grandes multidões, em que os devotos tinham de ficar fora do templo paroquial por não ter lugar, e o trabalho parava na tarde de 25 de julho, permitindo que todos participassem nos vários momentos do Jubileu de São Cristóvão. 

Criada pelo Papa Pio VIII a 5 de fevereiro de 1830, ainda hoje a festa a São Cristóvão – Jubileu – mantém-se puramente espiritual, sem arraiais. É desta forma que a paróquia da Caranguejeira festeja o seu padroeiro, procurando olhar para São Cristóvão como modelo de Santidade, como alguém que levou Cristo consigo.

Contudo, talvez fruto dos ventos da secularização e de uma vida menos voltada para os cuidados espirituais, o jubileu de São Cristóvão foi por muitos esquecido. 

Pároco pediu oração uns pelos outros

Ainda assim, sob a presidência do pároco, com a concelebração do padre Amador Carreira, a comunidade paroquial celebrou o seu padroeiro, testemunhou a sua fé e devoção ao Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da vila, e no final conviveu à volta da mesa com a partilha da filhós e do calor que vem do coração.

Durante a celebração eucarística o pároco, recordou o poder da oração ao Santíssimo Sacramento. “Rezemos uns pelos outros, pelos nossos familiares, pela nossa comunidade, e por aqueles que vivem à margem dela”. Recordou ainda e agradeceu a todos aqueles que dedicam e dão um pouco de si nos vários campos da pastoral paroquial, agradecendo a Deus, mas também “a todos os que agem em nome da sua fé”.

Orlando Marques
Orlando Marques
Colaborador da paróquia da Caranguejeira. Director-adjunto do Notícias da Caranguejeira.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.