Convento de Monte Real está de luto: Deus colheu uma Rosa

Convento de Monte Real está de luto: Deus colheu uma Rosa

No passado dia 15 de julho faleceu a irmã Rosa Marques Pereira, da Ordem de Santa Clara – Clarissas – pertencente ao Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real.

Natural de Pendilhe, uma pequena aldeia no Concelho de Vila Nova de Paiva, Lamego, onde nasceu a 19 de Outubro de 1956. De Família profundamente cristã, cedo descobriu a sua vocação contemplativa, vindo a ingressar no Mosteiro de Santa Clara, em Monte Real, pouco tempo após a sua inauguração. Em 1973 iniciou a vida religiosa com a Tomada do Santo Hábito, dois anos depois a 19 de Março de 1975 emitiu votos temporários e, a 28 de Maio de 1978, Votos Solenes.

A sua vida distinguiu-se pela simplicidade e sobriedade, pelo sorriso afável, a obediência pronta, a autenticidade e a busca do “bem sempre melhor”.

Durante muitos anos exerceu na Comunidade o Ministério do acolhimento na Hospedaria do Mosteiro pelo qual procurava acolher calorosa e afetuosamente todos quantos a ela se dirigiam, comunicando uma paz que era fruto da sua oração e do seu trabalho interior.

Apesar de inúmeros problemas de saúde nunca se queixava da vida ou dos desafios que tinha de superar, procurava não ser pesada a ninguém, procedendo sempre com caridade, normalidade de vida e bom humor.

No passado dia 15 de julho, Deus veio buscá-la para junto de Si na sequência de várias complicações de saúde. A irmã Rosa deixa saudade em quantos a conheceram e sobretudo na sua Comunidade que amou e serviu até ao fim, mas também deixa um magnífico testemunho de fidelidade e compromisso à sua vocação que é incentivo para todos os que querem “fazer sempre e tudo a vontade de Deus”.

Louvado seja Deus por nos conceder o privilégio de lhe chamar, e de a sentir verdadeiramente, “Irmã”.

A irmã Rosa foi como uma brisa que, ao passar, derramou perfume de rosas na vida de quantos puderam perceber este odor quase impercetível ao simples sentir humano.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.