Conselho Pastoral Diocesano sugere espiritualidade mariana mais profunda

http://lefa.pt/?p=1980

Sob a presidência de D. António Marto, reuniu-se no passado sábado, dia 17, o Conselho Pastoral Diocesano. Na avaliação do presente ano pastoral, foram destacadas as múltiplas iniciativas de promoção da família em ato por toda a Diocese, como as mencionadas pelo PRESENTE, na sua edição passada, relativas aos encontros vicariais.

O Conselho foi solicitado a contribuir para o projeto pastoral diocesano do próximo biénio (2015-2017), em que a Diocese se vai inserir na preparação e celebração do centenário das Aparições de Fátima. D. António Marto apresentou as linhas gerais da proposta de projeto, salientando que as aparições e a mensagem Fátima são portadoras de um carisma especial para a Diocese, que esta precisa de conhecer, viver em maior profundidade e difundir. Assim, a temática será mariana, em ordem a aprofundar o conhecimento da figura e do papel da Virgem Maria na tradição e na vida cristã para avivar a relação pessoal e comunitária com ela. Em Maria e nas suas aparições em Fátima, afirmou, encontramos ajudas e estímulo para o crescimento na vida cristã e um modelo de evangelização através da proximidade, da ternura, da misericórdia, da santidade e da construção da paz.

Refletindo sobre a proposta, os conselheiros fizeram várias sugestões relativas à catequese, incluindo a de adultos, à espiritualidade e à devoção marianas e também às expressões culturais, não deixando de fazer notar a necessidade de se tomarem iniciativas no sentido caritativo e social para ajudar as pessoas carenciadas não apenas ao nível material mas também noutros domínios.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress