Conselho Pastoral Diocesano com nova composição

Conselho Pastoral Diocesano com nova composição

Por ter terminado o mandato do anterior Conselho Pastoral Diocesano (CPD), cuja última reunião se realizou no dia 26 de outubro de 2019, o cardeal D. António Marto publicou no dia 17 de fevereiro o decreto de nomeação da nova composição daquele órgão. Esta nomeação, conforme é expresso pelos estatutos, é por três anos, até 2022.

Para além dos quatro membro que integram o CPD por inerência do cargo — o vigário geral, o vigário judicial, o reitor do Seminário e o reitor do Santuário de Fátima —, o grupo de conselheiros é composto por mais 25 pessoas que representam os diversos dinamismos da Diocese.

Nos seus estatutos, o CPD é definido “como um órgão significativo de ajuda ao Bispo, no desempenho do seu ministério apostólico, no qual, a participação eclesial de todos os fiéis (que é um direito e dever de todos os baptizados), através do aconselhamento na Igreja”, sendo da sua competência “estudar e apreciar o que diz respeito às principais orientações e actividades pastorais na Diocese, em ordem a tornar mais adequado e frutuoso o cumprimento da missão eclesial em favor das pessoas”, conforme expresso no cânone 511 do Código do Direito Canónico.

A primeiro reunião deste Conselho já está marcada para o próximo dia 21 de março, das 9h30 às 12h30.


Decreto de Nomeação: http://bit.ly/2HGAFaI

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...