Congresso Internacional do Centenário: Santuário de Fátima no “estudo de si mesmo”

http://lefa.pt/?p=4815

O Congresso Internacional “Pensar Fátima”, que marcou o centenário das Aparições, entre os dias 21 e 24 de junho, propunha um olhar interdisciplinar sobre o evento de Fátima.

O presidente da Comissão Organizadora, João Duque, abriu os trabalhos com a afirmação que justifica o tema: “Fátima é, entre os Santuários mais significativos do mundo, o que mais seriamente se tem dedicado ao estudo de si mesmo”. Por isso, “tem contribuído para o desenvolvimento de uma leitura científica multidisciplinar importante” para a compreensão deste acontecimento.

 Na sessão de abertura, o reitor, padre Carlos Cabecinhas, referiu que este congresso procura abrir novas perspetivas de estudo, a partir do estudo científico de Fátima que tem vindo a ser promovido e desenvolvido, sobretudo a partir da década de 50, com a criação do arquivo de Fátima, e, na década de 70, com a reestruturação do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário.

Na mesma sessão, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, reiterou que “a Igreja tem muito a acolher deste exercício de reflexão multidisciplinar”, sublinhando que Fátima é um “caleidoscópio”, um espaço “multifacetado e plural desde a sua génese”, e que “a explosão violenta e escandalosa do sobrenatural não deve ofuscar que é através do olhar simples de três crianças que nos é dado a conhecer esta história”.

 

Múltiplas abordagens

Nos dias seguintes, o exercício de “Pensar Fátima” estendeu-se a disciplinas como Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História ou Arte, em conferências plenárias, conferências temáticas, comunicações de investigadores, painéis e debates.

Um deles foi Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, que abordou a “História e Historiografia de Fátima”. Considerando que “Fátima é resultado mas também motor da história”, este responsável lembrou que os acontecimentos de 1917 não foram gravados nem filmados, pelo que “a importância de Fátima está alicerçada na força da escrita”. E continua a ser assim, a julgar pelas 6390 entradas bibliográficas registadas sobre Fátima.

O congresso acolheu intervenções de conceituados autores, como Eloy Bueno de la Fuente, professor e escritor, João Décio Passos, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Franco Manzi, diretor da revista La Scuola Cattolica, Stella Morra, professora da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, António Matos Ferreira, historiador e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Alfredo Teixeira, antropólogo e professor da UCP.

Um dos momentos fortes foi a tertúlia “Conversar Fátima 100 anos depois”, que juntou o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a jornalista e investigadora Helena Matos, o eurodeputado Paulo Rangel e o investigador Henrique Leitão, moderados pela jornalista Maria João Avillez.

O encerramento coube ao cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, que afirmou Fátima como “proclamação de fé”, “anuncio de paz” e “escola de valores” para os cristãos e para os não crentes. “Em Fátima há um sol que convida à oração”, frisou o cardeal, destacando que “seria uma ilusão pensar que Fátima esgotou a sua vocação profética”.

Notícias mais pormenorizadas poderão ser encontradas em www.fatima.pt

 

Breves do Santuário de Fátima

Oficinas Musicais Criativas

As Oficinas Musicais Criativas regressam ao Santuário de Fátima, em duas sessões: de 6 a 9 de julho, para crianças dos 8 aos 10 anos, e de 13 a 16 de julho, para crianças dos 11 aos 14 anos. É uma proposta de férias diferentes, aliando música, leitura, teatro, dança, pintura e outras artes com atividades ao ar livre e visitas guiadas pela história e mensagem de Fátima.

 

Casa do Jovem

A Casa do Jovem reabre no dia 1 de julho, oferecendo aos jovens uma oportunidade para refletirem sobre si próprios à luz da Mensagem e dos protagonistas de Fátima. Orientado pelo Santuário, o programa acontece todos os fins de semana, até ao primeiro de setembro, das 10h30 de sábado às 16h30 de domingo. Jovens dos 17 aos 25 anos de idade podem oferecer-se como animadores (jovens@fatima.pt).

 

Revista Fátima XXI

Marcelo Rebelo de Sousa é o entrevistado da revista Fátima XXI, do Santuário de Fátima, que acaba de ser publicada. Fátima apela à “urgência de não desistir da paz”, refere o Presidente da República, que fala sobre o Papa Francisco, a sua relação com Fátima e com Deus ou o papel da Igreja no diálogo com a cultura. Entre diversos outros temas, esta edição apresenta um caderno temático sobre “O Imaculado Coração de Maria”. À venda na livraria do Santuário de Fátima, na Fnac e na Bertrand.

 

Exposição “As Cores do Sol”

Mais uma visita guiada à exposição “As Cores do Sol” terá lugar no dia 5 de julho, às 21h15, centrada no tema “O Milagre do Sol de 13 de outubro de 1917” e conduzida pelo historiador José Eduardo Franco. Esta exposição permanece no Convivium de Santo Agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade, até 31 de outubro de 2018.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress