Conferência sobre a história da Marinha Grande e sua paróquia

http://lefa.pt/?p=6285

Integrada nas celebrações do Centenário da Restauração da Diocese de Leiria, teve lugar no passado dia 9 de fevereiro, no auditório da Resinagem, na Marinha Grande, uma conferência proferida por Hermínio de Freitas Nunes, promovida pela paróquia, destinada a divulgar e a tornar presente a memória de vários séculos de evolução social.

Tendo sido constituída em 1545, a Diocese de Leiria viria a ser extinta em 1881 por pressões políticas do governo de então. E a paróquia da Marinha Grande, criada no ano de 1600, teve a sua história sempre ligada à da Diocese, motivo pelo qual é indissociável a evocação da história da Paróquia e a celebração da data da restauração da Diocese.

Sendo um profundo conhecedor da evolução desta comunidade nos seus variados aspetos, fruto da investigação e pesquisa a que procedeu durante largos anos, Hermínio de Freitas Nunes proporcionou a todos quantos o ouviram naquela noite um testemunho rico e variado que ajudou todos quantos nele participaram a perceber as raízes nas quais estamos inseridos e a ficar com uma ideia mais clara (ainda que necessariamente incompleta, pela riqueza da informação que o orador procurou condensar) do percurso histórico desta terra.

Apesar do número reduzido de presenças, numa sexta-feira desagradável e com grande número de iniciativas um pouco por todo o lado, as poucas dezenas de pessoas que tiveram a possibilidade de estar presentes não se cansaram nem tiveram pressa de se ir embora, tal o agrado que sentiram pela partilha e aquisição de conhecimentos.

No final, a paróquia ofereceu ao conferencista uma salva gravada, em que manifestava o seu reconhecimento e agradecimento com as palavras: “No Centenário da Restauração da Diocese de Leiria-Fátima, a Paróquia da Marinha Grande, agradecida, manifesta o seu reconhecimento a Hermínio de Freitas Nunes pelo valioso trabalho que tem realizado na recuperação e divulgação da memória e identidade da Marinha Grande”.

C.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress