Comissão diocesana contra abusos sexuais por membros do clero ou da vida consagrada já tomou posse

Comissão diocesana contra abusos sexuais por membros do clero ou da vida consagrada já tomou posse

O Cardeal D. António Marto deu posse no dia 18 de janeiro, à Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, instituída e nomeada há um mês. O ato teve lugar na casa episcopal com a presença de todos os membros, que fizeram o seu compromisso e assinaram a respetiva ata. A Comissão é presidida pelo advogado Rui Rodrigues, sendo constituída ainda pela psicóloga Lígia Pedrosa, a assistente social Maria da Conceição Lopes, o superintendente da PSP Rafael Marques e o padre José Augusto Rodrigues.

O bispo diocesano justificou a necessidade da Comissão para cumprir determinações do Papa Francisco no sentido de se escutarem as vítimas e se adotarem procedimentos para prevenir e combater este tipo de “crimes que atraiçoam a confiança dos fiéis”. Agradeceu a disponibilidade de todos e conduzia primeira troca de ideias entre todos para o cumprimento da missão agora assumida.

A Comissão divulgará oportunamente as formas de contacto e outros dados sobre o seu funcionamento.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Dar ou tirar

Sendo o Homem corpo e espírito, devendo o corpo estar sujeito à vontade para alcançar um bem maior, deverá esforçar-se por compreender qual é e onde está esse verdadeiro bem.

Santuário de Fátima

Santuário celebra Semana Santa sem peregrinos

A missa do Domingos de Ramos, no dia 5 de abril, será presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, às 11h00, e será transmitida em www.fatima.pt, no facebook do Santuário de Fátima, no Sapo, no Meo Kanal 707070 e na TV Canção Nova, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.