Colégio ensina alunos a ter postura correta e mochila adequada

Colégio ensina alunos a ter postura correta e mochila adequada

Esta semana, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 5º ano do Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, tiveram uma sessão sobre a importância de ter uma postura correta nas aulas e no estudo. Para ajudar nesta sensibilização e tomada de consciência, contámos com a presença e ajuda da enfermeira Estela, da Unidade de Saúde Familiar de Fátima.

Numa primeira fase, a enfermeira explicou as funções da coluna vertebral e a sua importância ao longo do crescimento, alertando para a necessidade de se estar bem sentado, ou seja, costas direitas e encostadas à cadeira, pernas formando ângulo reto e pés a tocar no chão (caso não cheguem ao chão, colocar uma caixa por baixo, para que o corpo esteja em equilíbrio!). De seguida, a enfermeira chamou a atenção para o uso e escolha corretos da mochila: deve ter e usar as duas alças, ter fivelas na cintura e peito, usar a mochila ajustada ao corpo, não ultrapassando a cintura, ser arrumada colocando os livros mais pesados e maiores atrás e não deve ultrapassar 10% do peso de quem a transporta! Para exemplificar, fizemos um “Raio X” a algumas mochilas de alunos voluntários. Esta parte prática foi importante, pois permitiu verificar que às vezes colocamos coisas na mochila que não são precisas e que há outras que podem ser substituídas por materiais mais leves!

Acreditamos que depois desta sessão vamos estar mais atentos à forma como nos sentamos, estudamos, transportamos a mochila e ao que colocamos dentro dela!

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Ana Silva
Ana Silva
Professora no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...