Colégio de São Miguel celebra padroeiro com D. António Marto a falar aos alunos

Colégio de São Miguel celebra padroeiro com D. António Marto a falar aos alunos

No dia 30 de setembro o Colégio de São Miguel celebrou o dia do seu padroeiro. Ao programa previsto, juntou-se também, durante a manhã, o bispo da diocese de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto.

Recebido por todos os professores e alguns funcionários da escola, o prelado foi encaminhado para uma simbólica cerimónia do hastear das bandeiras de Portugal, da Europa e do Colégio com a entoação dos respetivos hinos. Seguiu-se a já habitual homenagem ao bispo fundador, D. João Pereira Venâncio, com umas breves palavras e a deposição de uma planta junto do seu busto.

A Eucaristia foi o ponto alto do dia onde o D. António Marto usou a imagem cinematográfica do combate entre o dragão e o arcanjo São Miguel para transmitir aos presentes que as escolhas têm de ser do lado do bem. Usando o lema deste ano e o lema do Colégio, D. António Marto reforçou a necessidade de cada um “escolher ser” amigo, verdadeiro e
exigente para se tornar cada vez melhor.

Após a Eucaristia, seguiu-se o encontro com os alunos do 12.º ano que se iniciou com o vídeo relativo ao Sínodo de 2018 em que o Papa Francisco aborda a problemática da “Felicidade do sofá”. Quatro alunos questionaram o D. António sobre questões atuais que preocupam os jovens e o Sr. Bispo foi respondendo às questões destacando a ideia do Santo Padre de que os
jovens de hoje devem sair da sua zona de conforto e que, na nossa diocese, há jovens bastante ativos que, nos seus tempos livres, trabalham para os outros que mais necessitam. Continuou referindo que o jovem de hoje tem de ser equilibrado: deve estudar, trabalhar, mas não pode esquecer a socialização. Quantos aos medos e dificuldades, referiu que sempre existiram e continuarão a existir e devem ser vistos como uma forma de aprendizagem, e que o mais importante é que cada um confie em Deus que nunca nos abandona.

Após o almoço, aqueles que ficaram no colégio ocuparam o seu tempo com várias atividades (xadrez , dança, pintura, atividades desportivas, etc.) enquanto os restantes colegas, acompanhados por alguns professores, saudaram a população de Fátima no já tradicional passeio de bicicleta.

Album

https://photos.app.goo.gl/Bxpkvj1U5zoQW1K38

Rui Parreira
Rui Parreira
Colégio de São Miguel.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.