Colégio da Cruz da Areia celebra dia de São Francisco

Colégio da Cruz da Areia celebra dia de São Francisco

A Comunidade Educativa do Colégio Conciliar Maria Imaculada (CCMI) comemorou, no passado 4 de outubro, o Dia de S. Francisco de Assis. Este ano, o Colégio associou-se à iniciativa ecuménica mundial ‘Tempo da Criação’, tendo como objetivo (re)descobrir Francisco de Assis como mentor e inspiração – líder – no cuidado pela Casa Comum e fomentar uma ética do cuidado (ecologia integral).

Na parte da manhã, numa celebração cheia de alegria, gestos, símbolos, música e cor, alunos, professores, irmãs, funcionários e Associação de Pais foram convocados para assumir medidas concretas e ousadas para «proteger a nossa Casa comum, a Mãe Terra, sendo seus guardiães». Assim, após a encenação do Cântico das Criaturas, os representantes apresentaram os compromissos do seu grupo/turma inscritos em balões decorados com verdadeira arte, tendo recebido, de um dos membros da Direção, um pequeno saco com sementes.

No final da Celebração, um dos balões com as respetivas sementes foi colocado no Jardim dos aromas, outro no placard da sala de aula. Algumas das sementes serão levadas, juntamente com o terceiro balão, a Instituições da nossa cidade (Prisão-Escola, Cadeia, Casa de Santa Isabel, Franciscanos, Lar de Santa Clara, Lares de Idosos, Lar Emanuel) e Convento de S. José, em Santo Tirso.

Às 21h00 , decorreu a sessão solene de abertura do ano letivo, com o Auditório Ir. Maria Clara repleto de membros da comunidade e convidados. Foi neste ambiente festivo que, por entre diversos momentos culturais e artísticos, se distinguiram os alunos com a entrega dos diplomas do quadro de mérito (académico e desportivo), do quadro de louvor, da turma CCMI Excelência, do Delf Scolaire, e dos prémios de mérito atribuídos pela Autarquia.

Também, pelo sexto ano consecutivo, se distinguiu uma instituição parceira – no presente ano, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do IPL, cujo subdiretor, Professor Doutor Luís Pedro Inácio Coelho, proferiu uma brilhante “lição de sapiência”, subordinada ao tema «Motricidade na Infância e Adolescência – Oportunidades e Qualidade de Vida».
Tão grande e feliz dia terminou com o Hino do CCMI, reconhecendo que ‘sempre que um homem sonha / o mundo pula e avança / como bola colorida / entre as mãos de uma criança’.

Luciana Monteiro, IFHIC
Luciana Monteiro, IFHIC
Coordenadora da Animação Pastoral do Colégio Conciliar Maria Imaculada
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.