Colégio da Aldeia Nova e paróquia do Olival homenageiam Frei Alberto Carvalho

Colégio da Aldeia Nova e paróquia do Olival homenageiam Frei Alberto Carvalho

Uma comissão de antigos alunos do Colégio Apostólico da Aldeia Nova e a paróquia do Olival promoveram uma homenagem ao frei Alberto de Carvalho, falecido em 2015 na comunidade dominicana de Fátima.

A sua imagem ficou perpetuada num monumento da autoria do jovem escultor Hugo Travanca, também autor do monumento que ali homenageia o frei João Domingos, inaugurado no ano passado.

Frei Alberto Carvalho, mais conhecido simplesmente como “padre Alberto”, foi pároco interino do Olival, professor do Seminário Dominicano e subdiretor da Casa da Criança da Aldeia Nova – Obra Frei Gil, entre muitas outras funções de uma vida cheia e produtiva, que lhe mereceu a medalha de mérito municipal da Câmara de Ourém.

Nascido em Cortiçó da Serra, Celorico da Beira, fica agora gravado na pedra nesta paróquia de Leiria-Fátima, como homem sorridente que “parece que nos está a convidar com um sorriso e um ar fraterno para dentro da igreja”, referiu o autor do monumento. Hugo Travanca sublinhou que o padre Alberto “marcou a minha geração”, sobretudo pela “simplicidade” com que atraía jovens e crianças para a Igreja Católica.

A cerimónia contou com a presença de familiares do homenageado e algumas entidades nacionais e locais, como foi o caso do provincial da Ordem Dominicana, padre Pedro Fernandes. “Homem bom, simples, humilde, muito atento a tudo e a todos, generoso e disposto sempre a servir e dar bons conselhos”, foi como este responsável caracterizou o frei Alberto. E também o pároco do Olival, padre Bertolino Vieira, frisou a sua “simplicidade de acolhimento” e o facto de ser “fiel companheiro de vida, conselheiro de muitos horas e muitos anos, até aos últimos dias da sua vida”. Do monumento, o pároco apontou “as mãos estendidas de quem acolhe, de quem convida e de quem se dá”.

Na mesma linha foram as palavras do presidente da União de Freguesias de Gondemaria e Olival, Fernando Ferreira, do vice-presidente do Câmara, Nazareno do Carmo, e da presidente da Assembleia Municipal de Ourém, Deolinda Simões. Todos recordam o exemplo de “um homem afável, generoso, solidário e simples” e que alguns consideraram “um padre um pouco avançado no tempo”.

 

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

O 127 faz 60 anos com muita atividade

A festa não termina por aqui, pois dia 1 de março recebem o Dia do Fundador, com o encontro de todos os agrupamentos da nossa região Leiria-Fátima. Venham mais 60…

Catequistas e famílias reunem-se em convívio em Caxarias

Este encontro acontece há vários anos e é um momento onde os catequistas, que colaboram neste serviço pastoral em ambas as paróquias juntamente com as suas famílias, partilham momentos de convívio, quer à mesa durante o jantar, quer depois num pequeno momento de diversão preparado para todos.