Clero da Diocese de Leiria-Fátima participa em curso de formação

Clero da Diocese de Leiria-Fátima participa em curso de formação

Liderança, escolha de colaboradores e jovens são temas em estudo.

“Dinâmica de liderança, escolha de colaboradores e a sua capacitação” é o tema geral da formação do clero da diocese de Leiria-Fátima, neste ano de 2019.

Será orientado pelo presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE), João Pedro Tavares, e outros colaboradores. O curso, em que participa também o cardeal D. António Marto, terá lugar em Linda-a-Pastora (Oeiras), na Casa Geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Realiza-se em dois turnos, o primeiro de 21 a 25 de janeiro e o segundo de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, de modo que os padres se possam revezar e assim assegurar o essencial dos serviços pastorais.

Além do tema mencionado, serão ainda abordados outros de atualidade e interesse para a atividade pastoral: a importância dos registos paroquiais, o discernimento espiritual e pastoral, o acompanhamento dos fiéis divorciados a viver em nova união, a reestruturação da catequese da adolescência e a partilha de iniciativas e projetos de pastoral juvenil vicarial e paroquial. Haverá ainda tempo para a oração e o aprofundamento espiritual juntos, a celebração diária da Eucaristia, a confraternização entre os padres. O programa inclui uma tarde de passeio até Setúbal, com a celebração da Eucaristia na respetiva catedral.

O tema da formação justifica-se pelas seguintes razões: por um lado, a atual visão teológica segundo a qual todos os fiéis, por força da graça batismal, são chamados a serem sujeitos corresponsáveis da vida e missão da Igreja e, por outro, o facto de os padres diminuírem em número, tornando-se necessário discernir os sinais dos tempos atuais e tomar medidas oportunas para preparar o futuro.

Na apresentação da temática, o presidente da AGECE fá-lo nestes termos: “Pretende-se promover a partilha de experiência e a Visão de Liderança a partir do mundo das empresas, orientado e dinamizado por lideres católicos, tendo em consideração a sua possível aplicação à realidade comunitária e da Igreja em geral, atendendo às suas especificidades mas também lançando desafios que possam imprimir dinâmicas de mudança e de maior impacto junto das comunidades. Os recursos são limitados para a liderança e por isso mesmo colocam-se enormes desafios. Por outro lado, é necessário atender a realidades que são múltiplas: em idade – desde jovens a idosos; em contextos – rural e urbano; em necessidades: sejam espirituais, materiais, de acompanhamento; em formas de vida: individual, familiar, comunitária, de grupo; em proximidade – os que caminham na Fé e aqueles que vivem “fora da Igreja” mas fazem parte da sociedade e importa alcançar. Numa sociedade em mudança, no advento da tecnologia, das redes sociais, de novas formas de comunicação, que desafios se colocam aqueles a quem Deus chama “para levar a boa nova a todos”, sejam sacerdotes mas também consagrados e leigos. Como criar dinâmicas de grupo, de mobilização, de maior alcance, mantendo os princípios fundadores da doutrina, da cultura cristã? Como evoluir para realidades que promovam ampla participação de todos, com compromisso, em crescimento, que transformem a vida de todos.”

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.