Centro de Fátima da Comunidade Vida e Paz: Apartamento de reinserção está de parabéns

http://lefa.pt/?p=441

 

Os dois últimos meses do ano são sempre especiais no Centro de Fátima da Comunidade Vida e Paz. A instituição fecha um ano pastoral, define o tema do próximo e prepara a festa de Natal que reúne toda a comunidade. É ainda em Novembro que é celebrado o aniversário do apartamento de reinserção que a instituição mantém em Leira.

Foi há 14 anos que o Centro de Moimento-Fátima da Comunidade Vida e Paz (CVP) inaugurou, em Leiria, o seu apartamento de reinserção. Primeiro arrendado, agora propriedade da instituição, o apartamento surgiu para dar resposta a situações de utentes que se viam sem “uma rede de suporte social”, explica Lúcia Jaulino, técnica de serviço social da instituição. O aniversário foi festejado no passado dia 30 de novembro, com uma Missa seguida de um lanche convívio. O momento contou com a participação de “utentes, ex-utente colaboradores e voluntários da instituição”.

 

Um centro para tratar sem-abrigos toxicodependentes

O Centro de Fátima da CVP nasceu em 1997 para dar resposta “a situações sinalizadas pelos voluntários que acompanhavam as pessoas sem-abrigo na rua”, cujas principais problemáticas apresentadas tinham a ver com “a toxicodependência”.

Hoje, “destina-se ao internamento de pessoas em condição de vulnerabilidade social com problemas de toxicodependência e alcoolismo, bem como portadores de doença mental ou em programa de substituição opiáceo”. Tem capacidade para 70 utentes, do sexo masculino, em tratamentos que podem ter uma duração de 6 a 12 meses. Os tratamentos “decorrem de acordo com o programa terapêutico bio-psico-social e espiritual”. A técnica de serviço social explica que durante os tratamentos “são prestados serviços de psicologia, aconselhamento, serviço social, médico e psiquiátrico” assim como “serviços complementares como formação oficinal em artesanato, marcenaria e eletrotecnia”. Os serviços são prestados por “uma equipa multidisciplinar que assenta a sua intervenção no acompanhamento individual, terapias individuais e de grupo, palestras, dinâmicas, trabalhos escritos, psicodrama, acompanhamento jurídico e social, acompanhamento na reinserção socioprofissional”.

Hoje o Centro de Fátima conta com 26 colaboradores e 62 utentes.

 

A braços com a austeridade

De momento, as maiores dificuldades sentidas pela CVP prendem-se com o ambiente de austeridade nacional. “Se, por um lado, “diminuíram os apoios provenientes de donativos e benfeitores”, dificultando “a manutenção do quadro de pessoal”, por outro, “a austeridade também se revela um obstáculo na fase da reinserção dos utentes, uma vez que demoram cada vez mais tempo a conseguirem um trabalho”, explica Lúcia Jaulino.

Para fazer face a estas novas dificuldades, a instituição tem “desenvolvido ações com vista a estratégias que nos permitam manter em funcionamento, sem estarmos dependentes de financiamentos do Estado”, diz Lúcia Jaulino ao antever “novos desafios” e a necessidade de “novas respostas a situações sociais cada vez mais urgentes”.

 

Natal em Família

Com o início do ano pastoral, é definida a nova temática do ano e elaborado o novo plano de atividades. Lúcia Jaulino revela que para este ano o tema pastoral é “Rejubilar, na gratidão e na esperança”. A decisão é tomada pelos membros que colaboram na dinamização da espiritualidade dos utentes do Centro de Fátima. 

Também a vivência do Natal é uma época especial. A data é vivida “em comunidade, com uma festa que reúne utentes, familiares, voluntários colaboradores, benfeitores, parceiros e outras entidades”.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress