Celebração mariana em São Mamede: “Mais mãe do que rainha”

http://lefa.pt/?p=3067

No dia 31 de maio, domingo da Santíssima Trindade, a paróquia de S. Mamede viveu um momento bem solene com a celebração da coroação de Nossa Senhora que as crianças da catequese e catequistas realizaram.

Foi uma celebração com o objetivo de saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a sua maternidade divina e espiritual.

Todo o Povo de Deus gosta de contemplar Maria coroada de privilégios junto de Deus, não distante como Rainha, mas antes próxima e acessível como Mãe. Para nós cristãos, a ideia comum de rei e rainha como pessoas ricas e poderosas não é uma realidade que nos agrade. Mas a realeza de Cristo e de Nossa Senhora nada tem a ver com as realidades terrenas. A realeza de Cristo está imbuída de humildade, serviço e amor. Cristo é um Rei que sofreu por nós, amando-nos até ao fim e que, deste modo, governa e espalha a vida, verdade, justiça, amor, santidade. Assim também o é a realeza de Maria: realeza que serve. Ela é a Rainha serva, que se entrega a Deus para colaborar na salvação da humanidade: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38).

E foi neste âmbito que a catequese realizou o encerramento do mês de Maria, com o lindo gesto da Coroação de Nossa Senhora. As crianças participaram tão alegremente lançando pétalas de rosas ao chão na procissão de entrada; transportando um enorme rosário e vestidos de anjinhos. A celebração teve um momento bem emotivo quando as crianças lançaram pétalas brancas de rosas do coro da igreja sobre o andor de Nossa Senhora e toda a assembleia bateu uma forte salva de palmas. Um gesto lindo aclamando Maria como rainha, por ser Mãe daquele que rege o Céu e a terra, o seu Filho Jesus, e aclamando-a rainha como chamamos à rosa ‘rainha das flores’ pela sua beleza e excelência.

Depois da homilia, procedeu-se ao gesto da coroação de Nossa Senhora. O padre João, que presidiu à celebração acentuou que: “Maria Santíssima está junto de Deus e nunca se esquece de nós; nos acompanha e intercede por nós, e o gesto de coroarmos a sua imagem, estamos a manifestar o quanto a amamos e confiamos na sua intercessão”. As crianças vestidos de anjinhos colocaram um manto a Nossa Senhora, que representa a maternal proteção sobre todos nós; e colocaram uma coroa que representa Maria, como nossa Rainha, pedindo os seus cuidados de Mãe de modo muito particular sobre todas as nossas famílias, para que com a sua bênção todos possamos realizar a vontade de Deus. E com este belo gesto proclamou-se a verdadeira realeza de Maria. Realeza de serviço e de amor, que vela por nós, seus filhos, que nos dirigimos a ela para lhe agradecer e pedir a sua maternal proteção. “Mais Mãe do que Rainha” assim a definiu Santa Teresinha do Menino Jesus. Este gesto realizado em nossa paróquia contribua para mais a amar do que admirar, mais para imitar as suas virtudes do que para a admirar. Ela é Rainha por ser Mãe de Deus e Mãe da Igreja.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress