Catequeses preparam mobilização para a Festa da Fé

Catequeses preparam mobilização para a Festa da Fé

Aproxima-se a Festa da Fé, grande evento festivo deste ano do Centenário da Restauração da Diocese, a decorrer na cidade de Leiria, nos dias 15 a 17 de junho. O Serviço Diocesano de Catequese e a Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas apelam à inscrição atempada dos grupos, até ao dia 30 de abril.

Prevê-se a mobilização de muitas centenas de crianças, adolescentes e jovens durante o fim de semana, pelo que é importante a boa preparação de toda a logística necessária. Com o tema genérico “Festeja”, os objetivo destas propostas é ajudar os mais novos a aprofundarem o conhecimento e o sentido de pertença à Diocese.

Todas as informações e materiais necessários estão disponíveis no sítio da catequese e num ‘site’ criado propositadamente para esta dinâmica. O email para contacto é festadafeleiria2018@gmail.com.

 

1.º ao 4.º ano e Lobitos

Os mais novos, do 1.º ao 4.º ano de catequese e Lobitos, são os primeiros a entrar em ação, no sábado, dia 16, a partir das 09h00. O acolhimento será no adro da Sé, seguindo-se a Eucaristia, às 10h00, nesta igreja-mãe da Diocese. Pelas 11h30, em grupos de 5 a 10 elementos, serão convidados pela “investigadora Xica” a partirem à descoberta da história da Diocese, bem como do que ela é hoje e do que quer ser no futuro. A “investigação” terá uma pausa para o almoço que cada um traz para o piquenique e continuará durante a tarde, até à grande “Festa das Descobertas”, às 17h00, no Jardim Luís de Camões.

Até lá, há coisas a preparar nas catequeses, como a escolha do nome para o grupo, a construção de um estandarte ou bandeira de identificação, a elaboração de um marcador de livro por cada elemento do grupo…

 

5.º ao 7.º ano e Exploradores

Também os catequizandos do 5.º ao 7.º ano e os Exploradores têm encontro marcado no sábado, dia 16, às 09h00, no adro da Sé, e participarão na Eucaristia das 10h00. Mas quem os vai convidar a “estender as redes” e a “fazerem-se ao largo” é o apóstolo Pedro, o primeiro Papa da Igreja. “Quero acompanhar-vos durante esta viagem de descoberta da vossa Diocese, das vossas paróquias e comunidades, e desejo dar-vos a conhecer aquilo que me cativou no Senhor Jesus, e que me fez segui-Lo e levar ao mundo a mensagem que nos trouxe no seu Evangelho”, escreveu ele numa carta aos adolescentes, a quem pede que vão descobrir as pessoas que “foram construtoras” da Diocese, “pessoas simples e humildes, estudiosos e homens e mulheres cultos, padres, consagrados(as), bispos… enfim, todos os que fazem parte desta Igreja de Cristo”. A conclusão será no Jardim Luís de Camões, às 17h00.

Também eles terão de escolher o nome do grupo e fazer a respetiva bandeira, bem como várias fitas para partilhar durante o dia com outros grupos.

 

8.º ao 10.º ano e Pioneiros

Os mais crescidos do 8.º ao 10.º ano e Pioneiros terão a sua festa no domingo, dia 17, com a concentração marcada para as 09h00, no Jardim Luís de Camões. É próprio Bispo quem os convida para uma manhã de investigação, partindo de “um livro muito antigo” encontrado “bastante danificado” pelas marcas de séculos de história. “É urgente recuperar a história escrita neste livro” para uma boa comemoração do centenário da restauração da diocese de Leiria-Fátima.

Após o almoço, haverá festa, até às 16h00, momento em que se juntarão a todos os diocesanos que, com o Bispo, celebrarão a Eucaristia de encerramento da Festa da Fé.

 

Familiares

Durante o fim de semana, os pais, familiares, ou outros adultos que queiram acompanhar os grupos, terão também atividades em que podem participar, como a visita à Festa dos Carismas, ao Mapa da Diocese ou ao Museu de Leiria, a passagem pelas tasquinhas e bar e a participação nas diversas propostas do evento.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Silêncio e ação de Deus perante o sofrimento humano

Lamenta-se com frequência o silêncio e a passividade de Deus perante o sofrimento humano. Esperava-se que, perante uma calamidade ou um acidente, Deus agisse como a proteção civil, os bombeiros, os médicos e os profissionais de saúde, socorrendo imediatamente as vítimas e curando o seu mal.

A porção de dor: um bem necessário na missão

Muita coisa se pode dizer sobre viagens da vida, sobre as pessoas, os seus comportamentos, as suas diferenças (e o tanto que temos em comum). Mas pouco talvez tenha esta ida-volta de simples viagem. Não foi só isso.