Catequese apresenta campanhas para o Advento

http://lefa.pt/?p=364

 

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima elaborou duas propostas de caminhada para o próximo Advento, que começa no domingo 1 de dezembro.

Uma é destinada à infância e outra à adolescência, ambas baseadas no tema da carta pastoral “A beleza e a alegria de viver em família” e pensadas para serem vividas essencialmente no espaço familiar.

A campanha da infância implica a construção de um presépio, em que as figuras da Sagrada Família se cruzam com as da própria família de cada criança, valorizando a vivência e a oração no lar. A dinâmica será apresentada e explicada nas catequeses: a cada semana, a criança recorta o postal respetivo, completa a tarefa e, em família, reza uma oração. No final das quatro semanas, com os quatro postais preenchidos, colados e coloridos, ficará com um presépio para estar presente na mesa da noite ou dia de Natal, na refeição familiar.

Para a adolescência, além da construção do presépio em casa, a proposta “implica o diálogo com os pais, o reconhecer da capacidade de cada adolescente de contribuir para construção da família, e o reconhecer dos valores que se aprendem e vivem em família”, adianta o padre José Henrique Pedrosa, diretor do SDC. O modo de proceder será também apresentado na catequese e, igualmente, o momento culminante será a refeição da noite ou dia de Natal: no momento em que colocam a imagem do Menino Jesus no presépio, os adolescentes são convidados a rezar, com a família, a oração proposta pelo Bispo diocesano para este ano pastoral.

Estes materiais poderão ser adaptados pelos catequistas ou pelas famílias, de acordo com a sua capacidade e criatividade, inclusive, para utilização em celebrações comunitárias.

Poderão ser descarregados aqui:

– Campanha para a infância

– Campanha para a adolescência

 

“Arvorezinha do Advento”

Para além destas, está também disponível a campanha “Arvorezinha do Advento”, preparada pelas Obras Missionárias Pontifícias para a primeira infância (até ao 3.º ano de catequese), onde se propõe para cada dia a vivência de um valor importante na preparação para o nascimento de Jesus. Os materiais para a concretizar, como sejam os “mealheiros missionários”, o “presépio/calendário do Advento”, ou a celebração da “infância missionária” na Epifania, poderão ainda ser pedidos junto do Serviço de Animação Missionária, no Seminário de Leiria, ou pelos contactos 244823760, 926031382 e animissionarialeiria@gmail.com

 

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress