Casal dos Claros e Coucinheira vão ter igreja renovada

Casal dos Claros e Coucinheira vão ter igreja renovada

No final de janeiro deverão estar concluídas as obras de requalificação e readequação litúrgica da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Coucinheira, paróquia de Amor.

Albertino Ruivaco Faria, membro da comissão fabriqueira, disse ao jornal da freguesia de Amor que, desde 2006, existia na mente de vários membros a ideia de renovar a zona do altar-mor, em especial por terem sido avisados que a localização do sacrário na igreja já não era o local mais adequado à liturgia atual. Como na altura a cave da igreja e salas de catequese já se encontravam em obras e padeciam de mais urgência, a ideia ficou na gaveta mais de dez anos. Foi em 2017 que ganhou novo fôlego e chegou a estar previsto o arranque das obras logo após a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima de 2018. Diversos contratempos – típicos de qualquer obra – adiaram o início para 16 de setembro de 2019, estando agora na sua fase de acabamento.

Todo o projeto foi acompanhado de perto pelo Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, e trará nova vida e beleza ao interior da igreja.

Na lateral, estará agora instalado um novo confessionário, sendo aquela ala dedicada à capela dedicada ao Santíssimo Sacramento. Para além de um novo teto, altar e fundo, também o ambão e o mobiliário da presidência serão renovados. O desejo é passar a ser aqui que se realizem as cerimónias durante a semana, aumentando o conforto dos crentes.

No altar-mor e no presbitério serão aplicadas diferenças radicais. Um conjunto de ondas em madeira, irão produzir variados estratos onde descansarão as imagens dos santos. Ao mesmo tempo, esconderão o acesso à sacristia e criarão um novo nicho para o órgão. À imagem de Nossa Senhora, juntar-se-ão duas réplicas das imagens existentes no Santuário de Fátima dos Santos Pastores Francisco e Jacinta, produzidas pela artista plástica Sílvia Patrício. Também para aqui será produzido novo mobiliário e um novo sacrário.

Para conforto de todos, será ainda instalado um guarda-vento em vidraça nos acessos à igreja, permitindo uma harmonização da temperatura no interior.

Com um investimento significativo, e embora o desejo fosse ter a obra pronta para o Natal, vários atrasos normais e a meteorologia não permitiram cumprir o desejo, encontrando-se agora as obras a todo o vapor para a sua rápida conclusão.

Levi Redondo Bolacha
Levi Redondo Bolacha
Paróquia de Amor.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Barreiros festejou a Padroeira

Barreiros festejou a Padroeira

Nossa Senhora da Conceição, padroeira da igreja dos Barreiros, da paróquia de Amor, saiu à rua no dia 8 de dezembro, numa pequena procissão para celebrar o seu dia.