Cáritas promove recolha de material escolar

Cáritas promove recolha de material escolar

Nos próximos dias 1 e 2 de setembro, realiza-se a 3.ª edição da campanha “Para que eles não levem falta”, que visa a recolha de material escolar para crianças de famílias carenciadas.

A decorrer nas lojas Continente aderentes, com o envolvimento de centenas de voluntários, de grupos paroquiais de ação social e de outras organizações, esta campanha de regresso à escola é promovida pela Cáritas Portuguesa e pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), com o apoio da Missão Continente e das Farmácias Portuguesas. O material escolar é “uma despesa que preocupa todas as famílias e, particularmente, aquelas que vivem com dificuldades financeiras”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, indicando como objetivos combater a diferenciação entre os alunos e contribuir para o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades: “estes dias devem ser de alegria e entusiasmo pelo primeiro contacto ou reencontro com a Escola e, por isso, não queremos que haja qualquer tipo de condicionamento para as crianças e jovens de famílias mais vulneráveis que devem ter como única preocupação assegurar o seu sucesso escolar.”

Manuela Ramalho Eanes, Embaixadora da Campanha, sublinha a importância desta iniciativa que visa o Direito à Educação: “é um direito fundamental para o desenvolvimento pessoal e, porque o IAC entende que a escola deve ser um lugar feliz para todas as crianças, proporcionando-lhes sentimentos de alegria, de amizade, de fraternidade, de descoberta do mundo e de respeito pelo outro.”

A organização resume assim a última edição: “Em 2017, o sucesso da recolha de material escolar escreveu-se com 52.888 lápis e 47.275 esferográficas. Nem as mais de 9.000 borrachas oferecidas apagam o sucesso desta ação. Enchemos de cor mais de 9.659 folhas e 24.979 cadernos… Obrigado!”.

Mais informações em www.caritas.pt e www.iacrianca.pt

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

5 de Outubro — 9h30 > 18h30
Seminário Diocesano de Leiria

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.