Cáritas promove recolha de material escolar

Cáritas promove recolha de material escolar

Nos próximos dias 1 e 2 de setembro, realiza-se a 3.ª edição da campanha “Para que eles não levem falta”, que visa a recolha de material escolar para crianças de famílias carenciadas.

A decorrer nas lojas Continente aderentes, com o envolvimento de centenas de voluntários, de grupos paroquiais de ação social e de outras organizações, esta campanha de regresso à escola é promovida pela Cáritas Portuguesa e pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), com o apoio da Missão Continente e das Farmácias Portuguesas. O material escolar é “uma despesa que preocupa todas as famílias e, particularmente, aquelas que vivem com dificuldades financeiras”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, indicando como objetivos combater a diferenciação entre os alunos e contribuir para o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades: “estes dias devem ser de alegria e entusiasmo pelo primeiro contacto ou reencontro com a Escola e, por isso, não queremos que haja qualquer tipo de condicionamento para as crianças e jovens de famílias mais vulneráveis que devem ter como única preocupação assegurar o seu sucesso escolar.”

Manuela Ramalho Eanes, Embaixadora da Campanha, sublinha a importância desta iniciativa que visa o Direito à Educação: “é um direito fundamental para o desenvolvimento pessoal e, porque o IAC entende que a escola deve ser um lugar feliz para todas as crianças, proporcionando-lhes sentimentos de alegria, de amizade, de fraternidade, de descoberta do mundo e de respeito pelo outro.”

A organização resume assim a última edição: “Em 2017, o sucesso da recolha de material escolar escreveu-se com 52.888 lápis e 47.275 esferográficas. Nem as mais de 9.000 borrachas oferecidas apagam o sucesso desta ação. Enchemos de cor mais de 9.659 folhas e 24.979 cadernos… Obrigado!”.

Mais informações em www.caritas.pt e www.iacrianca.pt

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Profissão de Fé no Coimbrão

Ocorreu no passado domingo dia 16, Solenidade da Santíssima Trindade, na igreja paroquial de Coimbrão, a Profissão de Fé de 15 adolescentes.

Uma viagem (in)esperada

Escrevo-vos já terminando uma semana de estadia em Nairobi, Quénia. Uma viagem turística que não era por mim desejada. Por motivos de

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria