Cáritas diocesana tem novos dirigentes

Cáritas diocesana tem novos dirigentes

A nomeação tem a data de 10 de janeiro e a tomada de posse teve lugar no dia 11, na casa episcopal, na presença do cardeal D. António Marto, dos membros dos órgãos cessantes e de colaboradoras da instituição.

Para o bispo diocesano, que agradeceu aos dirigentes cessantes o seu trabalho e felicitou os novos, a missão da Cáritas diocesana é “ser expressão da atividade caritativa organizada da nossa Igreja, atuando com todo o coração e com toda a inteligência, em ordem a promover a fraternidade e a solidariedade cristãs, sensibilizando e dinamizando as paróquias e colaborando com as instituições civis para uma resposta mais eficaz.”

Por sua vez, o novo presidente, José Marques de Sousa, que substitui no cargo Júlio Martins, agradeceu o trabalho dos membros cessantes e seus colaboradores, prometeu dar-lhe continuidade e melhorar “no que for possível”. Prometeu uma ação “fundamentada na parábola do bom samaritano” e marcada pela humildade, serviço e sentido de responsabilidade”. E enalteceu a preciosa colaboração dos voluntários e o trabalho da Cáritas Jovem junto dos mais novos e dos mais idosos, sublinhando: “Precisamos do vosso dinamismo e irreverência, da vossa alegria e generosidade”. E terminou com a referência ao cântico “onde há caridade e amor, aí habita Deus”. Palavras de perfeita sintonia com a intervenção de D. António Marto que também referiu a inspiradora parábola do bom samaritano e que os pobres são os porteiros que nos abrem as portas do Céu.

Em nome dos órgãos sociais que terminaram o seu mandato, Artur Henriques felicitou os novos dirigentes e fez votos de bom trabalho ao serviço da missão da Cáritas.

Os membros dos órgãos sociais que tomaram posse foram, na Direção: José Marques de Sousa, Presidente, Fernando Jorge da Silva Vieira, Vice-Presidente, Ana Isabel Amado Monteiro dos Santos Mota, Secretária, Nuno José Mirante Alves, Tesoureiro e Arlindo José Rodrigues Antunes, Arminda Amélia Quelho Batoréu Tavares Pacheco de Carvalho, Nelso Santos e Pedro Manuel de Melo Nogueira Santos, como vigais. O assistente eclesiástico é o P. Jorge Manuel Faria Guarda. O Conselho Fiscal é constituído por João José Pereira da Silva Antunes, Presidente, Paulo António Pedrosa Caseiro, Secretário, e Fernando Nogueira de Sousa Cruz, Vogal. Todos se comprometeram a desempenhar o seu cargo “com diligência e lealdade, em espírito cristãos de solidariedade social e em conformidade com o estabelecido nos Estatutos”.


Decreto de nomeação: http://bit.ly/2Rk0Fgn

Discurso do D. António Marto: http://bit.ly/2tn3UeW

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Unidade dos cristãos. Quem une e organiza?

A semana de orações pela unidade dos cristãos na fé, caridade e ação, pede oração e reflexão sobre o pensar a Quem se ora. Só assim se une o conhecer ao desenvolvimento global, com mente e coração.

2016-06-21 fatima2

Paróquia de Fátima peregrina a Lisboa

A 20 de fevereiro, a paróquia de Fátima peregrina a Lisboa, ao lugar onde a santa Jacinta Marto faleceu, o Hospital Dona Estefânia, e ao Mosteiro das Clarissas, onde viveu antes do internamento hospitalar.

Festa da Palavra no Reguengo do Fetal

Realizou-se domingo, dia 19 de janeiro, na Igreja Matriz do Reguengo do Fetal, inserida na eucaristia dominical, a Festa da Palavra das crianças do 4º ano de catequese.