Cardeal Tagle, presidente da Cáritas Internacional, visitou a Caranguejeira

Cardeal Tagle, presidente da Cáritas Internacional, visitou a Caranguejeira

A deslocação aconteceu neste sábado, 11 de maio. Teve a recebê-lo o Vigário Geral da Diocese, a presidente da Cáritas paroquial com os voluntários que nela colaboram, o executivo da Junta de Freguesia, a Filarmónica local, um grupo de pessoas idosas do convívio semanal organizado pela Cáritas e ainda alguns peregrinos a caminho de Fátima. Veio acompanhado dos presidentes da Cáritas diocesana e da nacional.
Depois de ser saudado pela Filarmónica, seguiu-se um encontro no auditório paroquial, onde a presidente da Cáritas local deu as boas vindas ao ilustre visitante e apresentou o trabalho que este serviço desenvolve, nomeadamente no apoio aos pobres, no acolhimento e integração de uma família de refugiados, na formação e colaboração em projectos com a Cáritas diocesana. Quatro famílias de refugiados e imigrantes vindas da Líbia, Iraque, Venezuela e Brasil testemunharam o acolhimento e a ajuda que tiveram por parte dos mencionados serviços caritativos.


O Cardeal presidiu depois à missa paroquial, com a igreja repleta de fiéis, muitos deles crianças e jovens. Expressando-se em espanhola, na homilia, convidou a escutar e a seguir Jesus, o Bom Pastor, que nos oferece como presente a vida eterna. Esta é união e comunhão com Jesus na vida quotidiana, deixando-se conduzir por ele. No final, representantes da paróquia agradecerem a visita e a alegria que a mesma trouxe a esta comunidade. Sinal expressivo da satisfação por esta visita foi o entusiasmo de um acólito de 10 anos: “Nunca estive na missa com um padre tão simpático”. E dirigiu-se ao cardeal para o abraçar. A mesma satisfação mostrou o ilustre visitante, que ficou admirado com o que viu e ouviu e pela atividade da Cáritas local.
A visita terminou com o jantar no Lar de S. Cristóvão, na companhia das famílias de refugiados e emigrantes e os membros da Cáritas. O pároco não pode estar presente por ter ido a França participar numa celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima.
No mesmo dia, o Cardeal Tagle havia almoçado com o bispo de Leiria-Fátima, Cardeal D. António Marto. Com ele participou na inauguração de uma exposição sobre as migrações, onde contou que o seu avô havia emigrado da China para as Filipinas. O cardeal Luís António Tagle é arcebispo de Manila e Presidente da Cáritas Internacional. Veio a Fátima presidir à peregrinação aniversário do 13 de maio.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Jornal “Notícias da Caranguejeira” faz 30 anos

Ao longo deste ano contamos promover diversas iniciativas de cariz cultural, formativo, de entretenimento e convívio, sempre visando a comemoração do aniversário e a promoção do próprio jornal. Contamos com todos os caranguejeirenses, os residentes e os que nos seguem um pouco por todo o mundo.

Tecoree, torneio de competição saudável

A Quinta do Escuteiro – centro escutista de Leiria-Fátima, acolheu no dia 19 de janeiro, a edição regional do Tecoree. O Tecoree é um torneio nacional de técnica escutista, desenvolvido para escuteiros com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, os Pioneiros.