Cardeal Tagle, presidente da Cáritas Internacional, visitou a Caranguejeira

Cardeal Tagle, presidente da Cáritas Internacional, visitou a Caranguejeira

A deslocação aconteceu neste sábado, 11 de maio. Teve a recebê-lo o Vigário Geral da Diocese, a presidente da Cáritas paroquial com os voluntários que nela colaboram, o executivo da Junta de Freguesia, a Filarmónica local, um grupo de pessoas idosas do convívio semanal organizado pela Cáritas e ainda alguns peregrinos a caminho de Fátima. Veio acompanhado dos presidentes da Cáritas diocesana e da nacional.
Depois de ser saudado pela Filarmónica, seguiu-se um encontro no auditório paroquial, onde a presidente da Cáritas local deu as boas vindas ao ilustre visitante e apresentou o trabalho que este serviço desenvolve, nomeadamente no apoio aos pobres, no acolhimento e integração de uma família de refugiados, na formação e colaboração em projectos com a Cáritas diocesana. Quatro famílias de refugiados e imigrantes vindas da Líbia, Iraque, Venezuela e Brasil testemunharam o acolhimento e a ajuda que tiveram por parte dos mencionados serviços caritativos.


O Cardeal presidiu depois à missa paroquial, com a igreja repleta de fiéis, muitos deles crianças e jovens. Expressando-se em espanhola, na homilia, convidou a escutar e a seguir Jesus, o Bom Pastor, que nos oferece como presente a vida eterna. Esta é união e comunhão com Jesus na vida quotidiana, deixando-se conduzir por ele. No final, representantes da paróquia agradecerem a visita e a alegria que a mesma trouxe a esta comunidade. Sinal expressivo da satisfação por esta visita foi o entusiasmo de um acólito de 10 anos: “Nunca estive na missa com um padre tão simpático”. E dirigiu-se ao cardeal para o abraçar. A mesma satisfação mostrou o ilustre visitante, que ficou admirado com o que viu e ouviu e pela atividade da Cáritas local.
A visita terminou com o jantar no Lar de S. Cristóvão, na companhia das famílias de refugiados e emigrantes e os membros da Cáritas. O pároco não pode estar presente por ter ido a França participar numa celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima.
No mesmo dia, o Cardeal Tagle havia almoçado com o bispo de Leiria-Fátima, Cardeal D. António Marto. Com ele participou na inauguração de uma exposição sobre as migrações, onde contou que o seu avô havia emigrado da China para as Filipinas. O cardeal Luís António Tagle é arcebispo de Manila e Presidente da Cáritas Internacional. Veio a Fátima presidir à peregrinação aniversário do 13 de maio.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Caminheiros unem-se para ajudar

No âmbito do projeto “Observatório Regional da IVª”, cuja finalidade é estabelecer uma linha de comunicação e ação entre os caminheiros, consoante

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria