Capela da Quinta do Escuteiro vai ser sagrada

Capela da Quinta do Escuteiro vai ser sagrada

No dia 22 de junho, irá ser feita a sagração do altar da capela que está integrada na Quinta do Escuteiro, na Batalha. Numa celebração presidida pelo bispo D. António Marto, aquele espaço de culto irá ser dedicado a Nossa Senhora, Mãe do Escuta.

A Quinta do Escuteiro, é um centro escutista do Corpo Nacional de Escutas, dos escuteiros católicos da região de Leiria-Fátima, localizado próximo da vila da Batalha. No ano passado estiveram no campo cerca de 3500 escuteiros e outros grupos, oriundos de todo o país mas também de outros países estrangeiros, com maior frequência de Espanha e França.

Capela da Quinta do Escuteiro
Capela da Quinta do Escuteiro

Porque existe uma capela na Quinta do Escuteiro?

João Ferreira, membro do staff da Quinta do Escuteiro, refere-nos que “o espaço onde se situa a capela, envolto em sobreiros, ajuda a encontrar uma grande paz e recolhimento, independentemente da religião a que estão ligados os grupos que aqui permanecem.”

Humberto Dias, arquiteto que projectou o edifício e dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE), diz que “o espaço natural que a Quinta do Escuteiro oferece aos escuteiros é particularmente singular, caracterizado sobretudo pelas diversas espécies de carvalhos e sobreiros lá existentes, alberga alguns espécimes de grande envergadura que sobreviveram desde os tempos em que aquele espaço era conhecido como integrante da antiga Quinta do Sobrado, mas a maioria ou foi plantado pelos escuteiros ou cresceu espontaneamente. O ambiente natural, promove a existência de diversos ecossistemas, a fauna e a flora encontram aqui um ambiente privilegiado e sossegado a maior parte do tempo. O chilrear dos pássaros e o restolhar de outros pequenos animais e insectos, é uma constante, que se pode observar por entre os pequenos bosques que pontuam ao longo dos seus quase quatro hectares de superfície. É neste ambiente que os escuteiros realizam com segurança as suas actividades, acampam e celebram com os restantes irmãos escutas que frequentemente ali se encontram por vezes às centenas.”

Para os escuteiros, continua o Humberto Dias, “a natureza é a expressão da criação de Deus, é pois neste ambiente natural que foi idealizada a Capela da Quinta do Escuteiro, construída como uma simples construção escutista, feita de paus e amarrações, configura uma tenda, símbolo da natureza peregrina e errante do escuteiro, mas também o lugar do tabernáculo do Senhor, para lhe louvar a criação que nos oferece e reconhecer em cada um dos companheiros de jornada a bondade do amor de Deus. Dedicada a Nossa Senhora Mãe do Escuta, esta capela pretende ser o lugar para louvar o Senhor neste espaço de escutismo, situado no coração da Quinta do Escuteiro, somos acolhidos pela imagem de Nossa Senhora de Fátima, imagem que foi doada aos escuteiros da região de Leiria–Fátima pelo Santuário de Fátima.”

Notas sobre a simbologia e iconografia do espaço litúrgico

Capela de Nossa Senhora Mãe… by on Scribd

CNE Leiria-Fátima
CNE Leiria-Fátima
Secretaria Regional de Comunicação e Imagem CNE Junta Regional de Leiria-Fátima
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.