Caminho Neocatecumenal com Natal diferente para crianças da Diocese

Caminho Neocatecumenal com Natal diferente para crianças da Diocese

As paróquias dos Marrazes e São Mamede, diocese de Leiria-Fátima, viveram intensamente a quadra natalícia. Sobretudo um grupo de cerca de 40 crianças, que prepararam uma peça de teatro sobre o Natal e foram visitadas pelos Reis Magos.

“O que significa o presépio?” A questão surge numa conversa entre um grupo de amigos, pré-adolescentes. A resposta, determinada, surge enquanto as personagens do presépio entram em cena. Começava assim a tarde de 22 de dezembro de 2019, no auditório da Igreja dos Pastorinhos, Quinta da Alçada, Marrazes. Em cima do palco eram cerca de 20 crianças, que, nos aplausos de um auditório quase cheio, viam o culminar de um mês de preparação. Ensaios, adereços, cenário. “Como pais e aprendizes de cristãos, entendemos que devíamos de ajudar os nossos filhos a perceber o verdadeiro significado do Natal”, começou por referir Nuno Antunes, responsável da 1ª Comunidade da paróquia dos Marrazes do Caminho Neocatecumenal na diocese de Leiria-Fátima, carisma da Igreja Católica mobilizador da iniciativa, que realizaram pela primeira vez.

A quadra natalícia foi assim vivida de forma mais prolongada do que o habitual, para contentamento das crianças. As celebrações com o emissário dos Reis Magos e com os próprios, ocorridas nos dias 1 e 5 de janeiro, no salão paroquial da Quinta da Matinha, Marrazes, são disso exemplo. “Os Reis são o símbolo do poder terreno, que reconhece o filho de Deus e o adora. O ouro, o incenso e a mirra representam a realeza e a divindade do Menino Jesus e também o pré-anúncio de que iria sofrer. As prendas oferecidas às crianças são um sinal desse reconhecimento, que Ele está nos mais pequenos”, justificou.

No final, Nuno Antunes fez um balanço “muito positivo” da iniciativa e dos seus diferentes momentos, acrescentando que “a intenção é que se repita no próximo ano”.

Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo
Paróquia dos Marrazes
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...