Caminheiros de Leiria-Fátima participam no Cenáculo, em Lisboa

Caminheiros de Leiria-Fátima participam no Cenáculo, em Lisboa

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, os representantes da região escutista de Leiria-Fátima, estiveram presentes no primeiro encontro do 18º Ciclo de Cenáculo Nacional, realizado em Lisboa.

O Cenáculo é um fórum de caminheiros onde se pretende criar um espaço de debate para os jovens adultos da IV secção sobre temas de interesse para o desenvolvimento de um melhor e mais atual caminheirismo e até para criar algumas mudanças no próprio CNE.

Com o lema “Atreve-te a Sonhar” o primeiro encontro deste ciclo desenvolveu-se em torno de um tema central, a Sustentabilidade. Este teve várias diferenças no que costuma ser o desenvolvimento normal do Cenáculo, em vez dos caminheiros chegarem e ouvirem oradores falar sobre determinados temas, enquadrados no tema geral, os caminheiros foram encorajados a trazer as suas ideias e a apresentá-las a todos os outros participantes naquela que foi a “IV Summit”. A cada região escutista ou núcleo foi atribuído um subtema: sustentabilidade e participação, sustentabilidade e vida em campo, sustentabilidade e desigualdades, sustentabilidade e serviço.

Aos nossos quatro participantes foi dado o subtema Sustentabilidade e Desigualdades. Dentro deste tema tiveram de criar um conceito de um projeto. O conceito desenvolvido e apresentado pela nossa região foi denominado de “Shelter” um projeto fictício que teria como base a problemática “pessoas sem casa e casas sem pessoas” e girava muito à volta de caminheiros reconstruirem casas abandonadas e doá-las a sem abrigos.

A IV Summit dividiu-se em quatro momentos e em cada momento eram apresentadas as ideias de um respetivo subtema, os caminheiros iam de banca em banca ouvir as várias ideias e ,em cada subtema, deixavam na sua ideia preferida uma tampa que dependendo da cor poderia valer 10 ou 20 pontos no final as ideias com mais pontos seriam as que os caminheiros presentes gostaram mais. A ideia da nossa região acabou com um total de 530 pontos sendo uma das mais bem pontuadas no subtema sustentabilidade e desigualdades.

Depois de ouvir as ideias de todas as regiões as tribos verticais reuniram para formular propostas para a carta de cenáculo, apresentaram-nas em plenário e live, para a página do Escutismo, ouviram a opinião de oradores com conhecimentos nas várias áreas e por fim formularam as propostas definitivas. No domingo de manhã todas as propostas finais foram votadas e a carta de cenáculo foi elaborada e assinada.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

2016-12-20 natal3

Conto de Natal I

Assim, passada a meia-noite do dia 25 de dezembro, sai à rua onde vagueia o dia inteiro, farejando gente assolada pela pobreza, pela solidão, pela amargura, pela tristeza e pela perda de sentido para a vida.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.