Caminheiros de Leiria-Fátima participam no Cenáculo, em Lisboa

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, os representantes da região escutista de Leiria-Fátima, estiveram presentes no primeiro encontro do 18º Ciclo de Cenáculo Nacional, realizado em Lisboa.
http://lefa.pt/?p=21663

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, os representantes da região escutista de Leiria-Fátima, estiveram presentes no primeiro encontro do 18º Ciclo de Cenáculo Nacional, realizado em Lisboa.

O Cenáculo é um fórum de caminheiros onde se pretende criar um espaço de debate para os jovens adultos da IV secção sobre temas de interesse para o desenvolvimento de um melhor e mais atual caminheirismo e até para criar algumas mudanças no próprio CNE.

Com o lema “Atreve-te a Sonhar” o primeiro encontro deste ciclo desenvolveu-se em torno de um tema central, a Sustentabilidade. Este teve várias diferenças no que costuma ser o desenvolvimento normal do Cenáculo, em vez dos caminheiros chegarem e ouvirem oradores falar sobre determinados temas, enquadrados no tema geral, os caminheiros foram encorajados a trazer as suas ideias e a apresentá-las a todos os outros participantes naquela que foi a “IV Summit”. A cada região escutista ou núcleo foi atribuído um subtema: sustentabilidade e participação, sustentabilidade e vida em campo, sustentabilidade e desigualdades, sustentabilidade e serviço.

Aos nossos quatro participantes foi dado o subtema Sustentabilidade e Desigualdades. Dentro deste tema tiveram de criar um conceito de um projeto. O conceito desenvolvido e apresentado pela nossa região foi denominado de “Shelter” um projeto fictício que teria como base a problemática “pessoas sem casa e casas sem pessoas” e girava muito à volta de caminheiros reconstruirem casas abandonadas e doá-las a sem abrigos.

A IV Summit dividiu-se em quatro momentos e em cada momento eram apresentadas as ideias de um respetivo subtema, os caminheiros iam de banca em banca ouvir as várias ideias e ,em cada subtema, deixavam na sua ideia preferida uma tampa que dependendo da cor poderia valer 10 ou 20 pontos no final as ideias com mais pontos seriam as que os caminheiros presentes gostaram mais. A ideia da nossa região acabou com um total de 530 pontos sendo uma das mais bem pontuadas no subtema sustentabilidade e desigualdades.

Depois de ouvir as ideias de todas as regiões as tribos verticais reuniram para formular propostas para a carta de cenáculo, apresentaram-nas em plenário e live, para a página do Escutismo, ouviram a opinião de oradores com conhecimentos nas várias áreas e por fim formularam as propostas definitivas. No domingo de manhã todas as propostas finais foram votadas e a carta de cenáculo foi elaborada e assinada.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress