Caminhada pela Unidade celebrou a Diocese em Ourém

Caminhada pela Unidade celebrou a Diocese em Ourém

No âmbito do programa da Semana da Diocese na Paróquia, que teve como objectivo comemorar o centenário da restauração da diocese de Leiria (17-1-1918 | 17-1-2018), a paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, realizou, no passado dia 8, na Solenidade da Imaculada Conceição, a “Caminhada da Unidade”.

Uma ideia concebida a partir da proposta do Pároco, Pe. Armindo Janeiro, ao Conselho Pastoral e que compreendia a realização de um percurso de cerca de 10 Km, em nove etapas, com passagem pelos centros de culto da paróquia – Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, CRIO, Vale Travesso, Vilões, Louçãs, Pinheiro, Alqueidão, Caridade (Lourinha) e Casa Dr. Alves.

Assim, à hora prevista – 07h30 – algumas dezenas de pessoas juntaram-se e partiram, da Igreja Matriz, onde foi acesa a tocha no Círio Pascal. Depois foram entregues a todos os presentes, fitas brancas, cor que simboliza a vigararia de Ourém. Esta Caminhada da Unidade, tinha também esse objectivo: recordar e celebrar o sentido de Igreja Universal, que começa nas pequenas comunidades, organizadas em paróquia, que por sua vez, fazem parte de uma vigararia (conjunto de paróquias) que integram uma diocese que, em unidade com todas as dioceses do mundo, constituem a Igreja.

De tocha acesa e a respectiva fita branca já colocada, o grupo iniciou caminhou em direcção à primeira paragem – o CRIO. Ali, alguns dos utentes do Centro de Reabilitação e Integração Ouriense, acompanhados por monitores, lideraram o grupo até ao Vale Travesso. Ao longo da caminhada, que passou pelos nove postos, foram-se-lhe juntando pessoas e cores: o branco, o vermelho, o azul claro, laranja, o amarelo, o verde, o amarelo-torrado, o lilás e o azul-escuro. A cada paragem era colocada, na tocha, uma fita cuja cor representava, simbolicamente, as nove vigararias (Ourém, Fátima, Leiria, Milagres, Colmeias, Porto de Mós, Batalha, Marinha Grande e Monte Real), pertencente à diocese Leiria-Fátima. Ao longo do caminho, a tocha passou de mão em mão, quase sempre transportada por alunos da catequese, dos respectivos lugares de culto, enquanto eram cada vez mais os que se iam juntando, acabando por constituir um grupo com cerca de três centenas e meia de pessoas que, apesar do tempo, quiseram integrar e participar nesta iniciativa. Entre quem estava, foram distribuídas pequenas frases bíblicas incompletas para que, durante o caminho, cada um procurasse quem tinha a outra metade correspondente. Daqui resultou um momento que viria a ser concretizado no decorrer da Acção de Graças da Missa que se seguiu à caminhada.

Ao fim dos 10 quilómetros percorridos, os últimos dos quais em plena cidade, a partir da Casa Dr. Alves, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, o grupo chegou à Igreja Matriz, para a Celebração da Solenidade da Imaculada Conceição. Posteriormente, todos os participantes reuniram-se no centro paroquial para um almoço de confraternização onde muitos também aproveitaram para partilhar experiências vividas durante a caminhada. Depois do almoço e a culminar a jornada, seguiu-se um momento musical, proporcionado pela Orquestra de Sopros da Ambo que apresentou o Concerto: “Inspiratio Celestis”.

Jorge Martins/Notícias de Ourém

2017-12-12 caminhada1

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Breves da Marinha Grande

Retiro do Crisma Os jovens que frequentaram o 10º ano o ano passado, bem como a respectiva preparação, realizam no próximo fim

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.