Bispo preside à solenidade do Corpo de Deus em Leiria

Bispo preside à solenidade do Corpo de Deus em Leiria

Na quinta-feira, dia 31 de maio, celebra-se a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A celebração diocesana, presidida pelo Bispo D. António Marto, terá lugar em Leiria, com a Eucaristia, às 16h00, no Jardim de Santo Agostinho. Seguir-se-á a procissão com o Santíssimo Sacramento para o adro da Sé.

Em nota enviada aos agentes pastorais, o vigário geral, padre Jorge Guarda, recomenda que as comunidades preparem esta solenidade com a promoção da “piedade eucarística, na medida do possível, com catequeses e adoração” e que, neste ano do Centenário da Restauração da Diocese, sublinhem “com algum sinal ou cântico apropriado e com a menção do nome do Papa e do Bispo, como a celebração da Eucaristia manifesta e contribui para o crescimento e dinamização missionária da Igreja diocesana”.

Na mesma nota, recorda-se que “para proporcionar maior consciência da sua pertença à Igreja diocesana, todos os fiéis, leigos, religiosos e ministros ordenados, são convidados a participar na celebração diocesana”, pelo que, “na tarde desse dia, não deve haver outras ações pastorais nas paróquias e, mesmo de manhã, é de evitar quaisquer eventos especiais que, na prática, dificultem a participação na celebração em Leiria”.

Quanto à representação de paróquias, associações e movimentos nesta solenidade, pede-se que cada um traga a bandeira própria, incluindo as das igrejas não paroquiais, bem como “a bandeira relativa à festa da fé, que, após a procissão, ficará na Sé, conforme as indicações dadas na altura”. Recomenda-se, ainda que os fiéis tragam as faixas coloridas que levaram à peregrinação diocesana a Fátima, de modo a contribuir para “um colorido de beleza e de identificação da vigararia a que pertencem”.

A procissão contará, este ano, com a participação das filarmónicas da Bajouca, Bidoeira e Arrabal.

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Correio da Amizade envia 4.000 cartas

Mais uma vez este ano, esta iniciativa continuou com muito entusiasmo em todas as paróquias que aderiram e foram partilhadas mais de 4 000 cartas com postais de Natal e mensagens de de Paz e de Esperança no tempo tão bonito como este.