Bispo preside à solenidade do Corpo de Deus em Leiria

Bispo preside à solenidade do Corpo de Deus em Leiria

Na quinta-feira, dia 31 de maio, celebra-se a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A celebração diocesana, presidida pelo Bispo D. António Marto, terá lugar em Leiria, com a Eucaristia, às 16h00, no Jardim de Santo Agostinho. Seguir-se-á a procissão com o Santíssimo Sacramento para o adro da Sé.

Em nota enviada aos agentes pastorais, o vigário geral, padre Jorge Guarda, recomenda que as comunidades preparem esta solenidade com a promoção da “piedade eucarística, na medida do possível, com catequeses e adoração” e que, neste ano do Centenário da Restauração da Diocese, sublinhem “com algum sinal ou cântico apropriado e com a menção do nome do Papa e do Bispo, como a celebração da Eucaristia manifesta e contribui para o crescimento e dinamização missionária da Igreja diocesana”.

Na mesma nota, recorda-se que “para proporcionar maior consciência da sua pertença à Igreja diocesana, todos os fiéis, leigos, religiosos e ministros ordenados, são convidados a participar na celebração diocesana”, pelo que, “na tarde desse dia, não deve haver outras ações pastorais nas paróquias e, mesmo de manhã, é de evitar quaisquer eventos especiais que, na prática, dificultem a participação na celebração em Leiria”.

Quanto à representação de paróquias, associações e movimentos nesta solenidade, pede-se que cada um traga a bandeira própria, incluindo as das igrejas não paroquiais, bem como “a bandeira relativa à festa da fé, que, após a procissão, ficará na Sé, conforme as indicações dadas na altura”. Recomenda-se, ainda que os fiéis tragam as faixas coloridas que levaram à peregrinação diocesana a Fátima, de modo a contribuir para “um colorido de beleza e de identificação da vigararia a que pertencem”.

A procissão contará, este ano, com a participação das filarmónicas da Bajouca, Bidoeira e Arrabal.

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.