Bispo desafia fiéis da vigararia de Leiria a serem testemunhas do “amor solidário e misericordioso do Senhor”

http://lefa.pt/?p=6201

A vigararia de Leiria peregrinou à Sé, no domingo 28 de janeiro, e o edifício foi manifestamente pequeno para acolher todos os que quiseram marcar presença.

A peregrinação, no âmbito do Centenário da Restauração da Diocese de Leiria, começou com a concentração de cerca de 1.200 fiéis, pelas 10h00, no largo Cónego Maia. Daí todos rumaram em procissão até à porta da Sé, onde foram acolhidos pelo Bispo diocesano. D. António Marto manifestou a sua alegria por tão “viva” resposta da vigararia e por esta “visita em família”, que considerou retribuição da sua própria visita pastoral às paróquias, concluída em 2013. “Todos gostamos de ser visitados”, referiu, indicando a Catedral como “a minha igreja, a igreja-mãe de todos vós”, onde são realizadas “as celebrações diocesanas mais importantes”.

2018-01-31 vig leiria1

Na homilia da Missa que se seguiu, o Bispo começou por lembrar que a Palavra de Jesus é “nova e interessante, porque nos traz uma mensagem de luz que ilumina o nosso coração e a nossa vida”. Acrescentando que a Palavra Divina revela “a proximidade de Deus, a sua misericórdia, o seu amor e o seu perdão que salva, que dá alegria e esperança”, D. António afirmou que a “Igreja vive da Palavra de Deus” e, por isso, na Quaresma que se aproxima, os diocesanos serão, novamente, convidados a participarem no retiro popular. Para ajudar na meditação, foi criado um guião, que auxiliará à vivência espiritual desta proposta pastoral.

O Bispo de Leiria-Fátima reforçou que a Palavra de Jesus “é uma dádiva que liberta todos os que são escravizados pelas forças do mal, que tantas vezes estão aninhadas no nosso coração”. E exemplificou algumas dessas forças: “o egoísmo, o culto da aparência, a violência, a toxicodependência, a corrupção, a ambição do dinheiro, entre outros”. Mas uma certeza temos: “O Evangelho muda o nosso coração e a nossa vida. E só assim podemos mudar o mundo e a vida”, frisou.

Portanto a “Igreja que vive da Palavra e da misericórdia de Deus tem de ser uma Igreja missionária, que leva ao mundo o testemunho da alegria de viver o Evangelho”. Um testemunho que tem de ser levado a todos, mas principalmente “aos pobres, aos desfavorecidos e aos abandonados”.

Por fim, D. António Marto pediu à Virgem Mãe que ajude a todos “a levar mais além esta missão e esta Palavra”.

2018-01-31 vig leiria2

Esta Missa foi o ponto alto da peregrinação e ficou marcada pelo momento de apresentação dos três catecúmenos adultos da paróquia de Leiria, que serão batizados na noite da Vigília Pascal.

LMF, com Cláudia Santos/Angelus TV

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress